
O índice de violência doméstica em Moçambique é realmente um número assustador, infelizmente o mais assustador é saber que a grande maioria dos casos não são reportados ás autoridades.
Paro para pensar na mulher moçambicana e lembro-me que geralmente é maior que o homem, tem a seu cargo a casa e todos os seu afazeres, incluindo como forte que é, carregar os “pesos” á cabeça, sempre a traz do homem, (imagem usual no mato), o cultivo da terra, os filhos, a gestão de um ordenado mínimo miserável qd existe... no meio de tudo ainda atura intermináveis bebedeiras (a industria do álcool é a que mais rende em Africa) e falta de lealdade muito característica de uma cultura poligâmica, n aceite por elas... para no fim, como moeda, ser violentada e ver passivamente as suas filhas a seguirem o mesmo destino.
Sim além de tudo mais, ainda existe esta espécie de escravidão cultural, se combateram a outra tão afincadamente, pq não sinto garra suficiente para combaterem esta..., de todas as escravidões existentes na história da humanidade, para mim esta é muito menos digna, muito mais cobarde e de todas elas a mais vergonhosa.