
Paro para pensar na mulher moçambicana e lembro-me que geralmente é maior que o homem, tem a seu cargo a casa e todos os seu afazeres, incluindo como forte que é, carregar os “pesos” á cabeça, sempre a traz do homem, (imagem usual no mato), o cultivo da terra, os filhos, a gestão de um ordenado mínimo miserável qd existe... no meio de tudo ainda atura intermináveis bebedeiras (a industria do álcool é a que mais rende em Africa) e falta de lealdade muito característica de uma cultura poligâmica, n aceite por elas... para no fim, como moeda, ser violentada e ver passivamente as suas filhas a seguirem o mesmo destino.
Sim além de tudo mais, ainda existe esta espécie de escravidão cultural, se combateram a outra tão afincadamente, pq não sinto garra suficiente para combaterem esta..., de todas as escravidões existentes na história da humanidade, para mim esta é muito menos digna, muito mais cobarde e de todas elas a mais vergonhosa.
19 comentários:
Às vezes acho que mulher é um bicho que nasceu pra sofrer... caraca! Pra toda cultura que olho sempre elas parecem estar numa posição dominada!
Quanto isso vai mudar? Se é que vai mudar...
Beijocas
Wrong, grande som bacana:).
A imagem tb é forte e o que poderia comentar sobre elas fica para quando chegares:).
Beijooooooo right:)
Terá de ser uma luta passo a passo...
MUITAS MULHERES SÃO VÍTIMAS DE ABUSOS E MAUS TRATOS E NÃO É SÓ AÍ...
ALGUMAS DELAS JULGAM QUE MERECEM APANHAR PORQUE VÍTIMAS DO PRÓPRIO PAI E A SITUAÇÃO TEM OBRIGATORIAMENTE QUE SE REPETIR PELO MARIDO...
UMA QUESTÃO DE CUTLURA QUE SE VAI ESBATENDO...FELIZMENTE
E NÃO JULGUES QUE SÓ ACONTECE ÀQUELAS QUE DEPENDEM ECONOMICAMENTE DOS PAIS E MARIDOS...NÃO
TAMBÉM SUCEDE ÀS OUTRAS, AS RAZÕES SÃO AS MESMAS ACRESCIDAS DA POSIÇÃO SOCIAL...EXIBEM UM MARIDO RICO,COBIÇADO POR OUTRAS MULHERES.A VAIDADE DE POSSUIR UMA CASA LUXUOSA E POR AÍ FORA...UMA VIDA DESAFOGADA EM TERMOS DE DINHEIRO MAS SÃO AGREDIDAS DENTRO DE CASA...
ENFIM...HÁ DE TUDO
ABRAÇO SENTIDO
Como sei que algumas de vós, gostaram da musica mesmo n percebendo a letra, aqui vai ela em português... adianto para futuro, que a mesma foi tirada do seguinte endereço:
http://letras.terra.com.br
:)
Beijo meninas.
:::
:
:
Wrong (errado)
Eu nasci com o signo errado
Na casa errada
Com a ascendência errada
Eu peguei o caminho errado
O que levou a tendências erradas
Eu estava no lugar errado na hora errada
Pelo motivo errado e a rima errada
No dia errado da semana errada
Eu usei o método errado com a técnica errada
Errado
Errado
Há algo errado comigo
Não pode ser algo de errado comigo
Inerentemente
A minstura errada nos genes errados
Eu alcancei os fins errados pelos meios errados
Foi o plano errado
Nas mãos erradas
Com a teoria errada para o homem errado
As mentiras erradas, nos sentimentos errados
As questões erradas com as respostas erradas
Errado
Errado
Eu estava marchando para o tambor errado
Com a escória errada
Extravasando a energia errada
Utilizando todas as linhas erradas
E os sinais errados
Com a intensidade errada
Eu estava na página errada do livro errado
A opinião errada do gancho errado
Fiz a jogada errada, toda noite errada
Com a música tocada errada até que soe certa yah
Errado
Errado
Longo demais
Errado
Dama, eu sinceramente acho que já esta a mudar, infelizmente esta mudança esta a demorar muito, uma demora que para muitas mulheres é mortal.
Acho tb que não nascemos para sofrer, muitas vezes somos educadas para tal e impedimo-nos a nós próprias de lutar contra essa cultura, contra o que está errado, pq toda a luta requer perda e dor, é difícil realmente mas é o caminho de qualquer revolução... acredito no entanto que a união faz a força, sendo esta força muitas vezes tudo o que as vitimas precisam para darem o primeiro paço.
Beijocas
Alex, combinado.
:)
Clic,
Pois, é isso mesmo uma luta passo a passo... acho que a minha resposta á Dama, responde um pouco a essa necessidade de luta.
Já escrevi várias vezes sobre isso mesmo.
E se no mundo dito civilizado o fenómeno da violência doméstica, está longe do fim, imagino como será em países carenciados.
PN,
Eu sei que não é só em Moçambique que a violência existe, sei também que ela existe em todos os extractos sociais, feliz ou infelizmente o dinheiro nunca foi nem é sinal de educação, respeito ou mesmo inteligência.
Enfim, longo caminho este...
Abraço grande.
PATTI,
A realidade africana é realmente muito diferente e os numeros são assustadores... tantos com tanto, tantos com tao pouco, enfim.
Beijinho
Um post muito oportuno, alias uma realidade presente em muitas casas e sei como te sentes ao ver tanta injustiça!
Uma luta que ainda tem um longo caminho, principalmente numa cultura onde o "homem" continua a ter um papel predominante em relaçao a mulher...
Um beijo carinhoso
Lol...Tou aki a minutos hehehe e ja ouvi a musica 3 vezes hahaha...andas com um bom gosto do cara%$%%&(& quanto ao post...rsrs.prefiro nem comentar, ou tira-me o prazer da musica e comeco a dizer palavroes.
Miss you girl.
Bjs meus
é uma luta que anda demasiado devagar, que demora demasiado tempo... violência contra as mulheres, contra as crianças, contra os idosos... nem escrevo mais que já estou com o estômago embrulhado :(
NAELA, é a comunicar que as pessoas vão mudando a atitude... nem que seja para se sentirem mais fortes, menos sós.
Beijo com carinho dentro.
AVID, a musica é para ser ouvida! Escolha a dedo sim.
:)
Saudades muitas...
BjsBjs
STORM,
Acho que se as pessoas se sentirem menos sozinhas nesta luta, já é uma ajuda, pq muitas vezes custa encarar a vergonha, os olhos dos outros... nada como falar do assunto para o tornar menos tabu,
para se fazer alguma diferença. Beijo grande.
Assino por baixo! Contudo, o meu comentário não é a este post, mas a um fantástico, daqueles que vêm de dentro, das entranhas, o anterior!
Não deves querer comentários, mas O2, serei eu o teu irmão! :D
Parabéns! És saudável, bacana, e quando vieres a Lisboa fazes-me o favor de tomar um gin-tónico comigo; prometo que levo o bilhete de identidade para me deixarem entrar no café! :D
Beijos
Então meu caro, já somos 3, 3 bacanos á solta neste mundo doido.
Gin? Em Lisboa? Com este calor... Só no Peters! Claro, á beira rio, num fim de tarde espectacular, leva um casaco, faz sempre fresco por ali aquela hora.
:)
Seria um prazer, uma tertúlia interessante, rir é o melhor remédio...
Infelizmente, o meu marido não haveria de achar muita graça à ideia, de qualquer modo, aqui fica o meu obrigada pelo convite.
Besos
O2: Peters? Gin! Preferia na Horta, mas acredito que fique fora do caminho. Por falar nisso, tenho de telefonar ao Norberto para marcar uns mergulhos. :)
hahahaha! traz o teu marido, filhos e o que mais houver! :D Miúda, será que não pode haver relações saudáveis, onde o único fito é a amizade?
Ok, talvez me tenha explicado mal antes; de facto sou muito anglo-saxónico e lido mal com as provocações subliminares latinas. Fica a intenção, a oportunidade ficará para quando quiserem! :)
Beijos
Caramba um gin na Horta deve ser realmente diferente!
Caramba, entendeste mal... éu gostei do teu convite e sem duvida que o entendi e que seria uma tarde bem passada... tenho apenas um marido ciumento!
:)
Mas sim tens toda a razao.
beijos e bom trabalho, bou-me!
Enviar um comentário