terça-feira, maio 05, 2009

W R O N G

O índice de violência doméstica em Moçambique é realmente um número assustador, infelizmente o mais assustador é saber que a grande maioria dos casos não são reportados ás autoridades.

Paro para pensar na mulher moçambicana e lembro-me que geralmente é maior que o homem, tem a seu cargo a casa e todos os seu afazeres, incluindo como forte que é, carregar os “pesos” á cabeça, sempre a traz do homem, (imagem usual no mato), o cultivo da terra, os filhos, a gestão de um ordenado mínimo miserável qd existe... no meio de tudo ainda atura intermináveis bebedeiras (a industria do álcool é a que mais rende em Africa) e falta de lealdade muito característica de uma cultura poligâmica, n aceite por elas... para no fim, como moeda, ser violentada e ver passivamente as suas filhas a seguirem o mesmo destino.

Sim além de tudo mais, ainda existe esta espécie de escravidão cultural, se combateram a outra tão afincadamente, pq não sinto garra suficiente para combaterem esta..., de todas as escravidões existentes na história da humanidade, para mim esta é muito menos digna, muito mais cobarde e de todas elas a mais vergonhosa.

19 comentários:

Cris Medeiros disse...

Às vezes acho que mulher é um bicho que nasceu pra sofrer... caraca! Pra toda cultura que olho sempre elas parecem estar numa posição dominada!

Quanto isso vai mudar? Se é que vai mudar...

Beijocas

alexia disse...

Wrong, grande som bacana:).
A imagem tb é forte e o que poderia comentar sobre elas fica para quando chegares:).
Beijooooooo right:)

clic disse...

Terá de ser uma luta passo a passo...

By Me disse...

MUITAS MULHERES SÃO VÍTIMAS DE ABUSOS E MAUS TRATOS E NÃO É SÓ AÍ...
ALGUMAS DELAS JULGAM QUE MERECEM APANHAR PORQUE VÍTIMAS DO PRÓPRIO PAI E A SITUAÇÃO TEM OBRIGATORIAMENTE QUE SE REPETIR PELO MARIDO...
UMA QUESTÃO DE CUTLURA QUE SE VAI ESBATENDO...FELIZMENTE
E NÃO JULGUES QUE SÓ ACONTECE ÀQUELAS QUE DEPENDEM ECONOMICAMENTE DOS PAIS E MARIDOS...NÃO
TAMBÉM SUCEDE ÀS OUTRAS, AS RAZÕES SÃO AS MESMAS ACRESCIDAS DA POSIÇÃO SOCIAL...EXIBEM UM MARIDO RICO,COBIÇADO POR OUTRAS MULHERES.A VAIDADE DE POSSUIR UMA CASA LUXUOSA E POR AÍ FORA...UMA VIDA DESAFOGADA EM TERMOS DE DINHEIRO MAS SÃO AGREDIDAS DENTRO DE CASA...
ENFIM...HÁ DE TUDO

ABRAÇO SENTIDO

Su. disse...

Como sei que algumas de vós, gostaram da musica mesmo n percebendo a letra, aqui vai ela em português... adianto para futuro, que a mesma foi tirada do seguinte endereço:

http://letras.terra.com.br
:)

Beijo meninas.
:::
:
:
Wrong (errado)

Eu nasci com o signo errado
Na casa errada
Com a ascendência errada
Eu peguei o caminho errado
O que levou a tendências erradas
Eu estava no lugar errado na hora errada
Pelo motivo errado e a rima errada
No dia errado da semana errada
Eu usei o método errado com a técnica errada
Errado
Errado

Há algo errado comigo
Não pode ser algo de errado comigo
Inerentemente
A minstura errada nos genes errados
Eu alcancei os fins errados pelos meios errados
Foi o plano errado
Nas mãos erradas
Com a teoria errada para o homem errado
As mentiras erradas, nos sentimentos errados
As questões erradas com as respostas erradas
Errado
Errado

Eu estava marchando para o tambor errado
Com a escória errada
Extravasando a energia errada
Utilizando todas as linhas erradas
E os sinais errados
Com a intensidade errada
Eu estava na página errada do livro errado
A opinião errada do gancho errado
Fiz a jogada errada, toda noite errada
Com a música tocada errada até que soe certa yah
Errado
Errado

Longo demais
Errado

Su. disse...

Dama, eu sinceramente acho que já esta a mudar, infelizmente esta mudança esta a demorar muito, uma demora que para muitas mulheres é mortal.

Acho tb que não nascemos para sofrer, muitas vezes somos educadas para tal e impedimo-nos a nós próprias de lutar contra essa cultura, contra o que está errado, pq toda a luta requer perda e dor, é difícil realmente mas é o caminho de qualquer revolução... acredito no entanto que a união faz a força, sendo esta força muitas vezes tudo o que as vitimas precisam para darem o primeiro paço.

Beijocas

Su. disse...

Alex, combinado.

:)

Su. disse...

Clic,

Pois, é isso mesmo uma luta passo a passo... acho que a minha resposta á Dama, responde um pouco a essa necessidade de luta.

Patti disse...

Já escrevi várias vezes sobre isso mesmo.
E se no mundo dito civilizado o fenómeno da violência doméstica, está longe do fim, imagino como será em países carenciados.

Su. disse...

PN,

Eu sei que não é só em Moçambique que a violência existe, sei também que ela existe em todos os extractos sociais, feliz ou infelizmente o dinheiro nunca foi nem é sinal de educação, respeito ou mesmo inteligência.

Enfim, longo caminho este...

Abraço grande.

Su. disse...

PATTI,

A realidade africana é realmente muito diferente e os numeros são assustadores... tantos com tanto, tantos com tao pouco, enfim.

Beijinho

Eu sei que vou te amar disse...

Um post muito oportuno, alias uma realidade presente em muitas casas e sei como te sentes ao ver tanta injustiça!
Uma luta que ainda tem um longo caminho, principalmente numa cultura onde o "homem" continua a ter um papel predominante em relaçao a mulher...
Um beijo carinhoso

Avid disse...

Lol...Tou aki a minutos hehehe e ja ouvi a musica 3 vezes hahaha...andas com um bom gosto do cara%$%%&(& quanto ao post...rsrs.prefiro nem comentar, ou tira-me o prazer da musica e comeco a dizer palavroes.

Miss you girl.
Bjs meus

Storm disse...

é uma luta que anda demasiado devagar, que demora demasiado tempo... violência contra as mulheres, contra as crianças, contra os idosos... nem escrevo mais que já estou com o estômago embrulhado :(

Su. disse...

NAELA, é a comunicar que as pessoas vão mudando a atitude... nem que seja para se sentirem mais fortes, menos sós.

Beijo com carinho dentro.


AVID, a musica é para ser ouvida! Escolha a dedo sim.
:)
Saudades muitas...
BjsBjs

STORM,
Acho que se as pessoas se sentirem menos sozinhas nesta luta, já é uma ajuda, pq muitas vezes custa encarar a vergonha, os olhos dos outros... nada como falar do assunto para o tornar menos tabu,
para se fazer alguma diferença. Beijo grande.

Aprendiz disse...

Assino por baixo! Contudo, o meu comentário não é a este post, mas a um fantástico, daqueles que vêm de dentro, das entranhas, o anterior!
Não deves querer comentários, mas O2, serei eu o teu irmão! :D
Parabéns! És saudável, bacana, e quando vieres a Lisboa fazes-me o favor de tomar um gin-tónico comigo; prometo que levo o bilhete de identidade para me deixarem entrar no café! :D
Beijos

Su. disse...

Então meu caro, já somos 3, 3 bacanos á solta neste mundo doido.

Gin? Em Lisboa? Com este calor... Só no Peters! Claro, á beira rio, num fim de tarde espectacular, leva um casaco, faz sempre fresco por ali aquela hora.

:)

Seria um prazer, uma tertúlia interessante, rir é o melhor remédio...

Infelizmente, o meu marido não haveria de achar muita graça à ideia, de qualquer modo, aqui fica o meu obrigada pelo convite.

Besos

Aprendiz disse...

O2: Peters? Gin! Preferia na Horta, mas acredito que fique fora do caminho. Por falar nisso, tenho de telefonar ao Norberto para marcar uns mergulhos. :)

hahahaha! traz o teu marido, filhos e o que mais houver! :D Miúda, será que não pode haver relações saudáveis, onde o único fito é a amizade?
Ok, talvez me tenha explicado mal antes; de facto sou muito anglo-saxónico e lido mal com as provocações subliminares latinas. Fica a intenção, a oportunidade ficará para quando quiserem! :)

Beijos

Su. disse...

Caramba um gin na Horta deve ser realmente diferente!

Caramba, entendeste mal... éu gostei do teu convite e sem duvida que o entendi e que seria uma tarde bem passada... tenho apenas um marido ciumento!
:)

Mas sim tens toda a razao.

beijos e bom trabalho, bou-me!