sábado, julho 25, 2009

a grande FÁBULA!


... eu sempre me identifiquei com o golfinho... gosto da sua tranquilidade, do seu ar pouco ornamentado mas elegante, do seu cinzento suave, olhar meigo, amigo, essencialmente a força que apresenta por de traz disto tudo, isto claro sem deixar de referir a sua inteligência relativamente aos restantes peixinhos... bem, n que me ache mais inteligente, mas a falta de inteligência cansa-me um pouco, enfim...

Pausa para suspiro...

... não é que venho a descobrir que para um certa baleia sou um tubarão! Aaaahhhhh, como eu adoro que me chamem de tubarão!!!! Não sei porque, foi um ar que se me deu, pq não(!), eu tb tenho direito uma vez na vida a curtir a pele de um bicho mau, ora essa(!), aquela boca grande, aqueles dentinhos afiados, aquele corpo enorme, olhar penetrante, astuto, predador nato, tudo haver comigo!!!!!


È pessoal(!), por muito que os peixinhos sejam lindos e bonitinhos, afinal um tubarão é sempre um tubarão!!

Mas, e vcs(?), se fossem um bichinho o que seriam?
Bora fazer uma fÁbula!

Já temos um golfinho e uma baleia que veio dar á costa mascarada de peixinho bonzinho, com seu tubarão amiguinho imaginário... o cenário é um azul virtual, que vai variando entre o escuro e o bebé... ah bebé como eu gosto de ti bebé! Oh bébé! :))))

E depois, o que aconteceu? Alguém inspirado? Quem sabe ainda nos juntamos e vendemos um livro!

Sorrindo... aqui vai musica!

14 comentários:

OLHOS VERDES disse...

ola

Ja deu para perceber que és a "tubarona" de baton e flor amarela na orelha....
mas... quem é a "peixa" que foge de ti?!!!
queres que a segure?

bjo

Su. disse...

Olá!

Naaaaa, ela está optima onde está, estou a curtir a brincadeira! Epá, até os tubarões gostam de brincar á apanhada!

E então algum texto para continuar da fabula? A ideia é fazer-mos todos uma fabula...

:)

Bjo

OLHOS VERDES disse...

E depois… o coelho junto da falésia abanando uma bandeira xadrez, gritando: “Monroefish!! Ganhou!! Por dois segundos!!”
no fundo; ouvia-se a euforia do publico: viva Monroefish! viva!!
Lucas (leao) e Argolas (bufulo com argola no nariz), estavam tristes. tinham apostado na tubarona.....

( ja dei um nome á "peixa")

Avid disse...

Isshhh Yowwêêê...mininaaaa...tu gosta de por a minha mente a funcionar em domingos ressacados como o de hoje...mas, m’bora lá fabular hehehe ( mas nada de azuis virtuais, ando preferindo animais terrestres, com lingua, patas e que não gostem muito de água lol)


Andava um gato daqueles listrados e metido a grande senhor perseguindo uma ratinha de chinelinhas rasas (salto alto??? Naaaa....nesta história não) numa daquelas quintas da Namaacha. A ratinha escondeu-se atrás do balde e o gato zap pulou atrás dela, brincou com ela, fez de bola e pisou um cadito. Ela esquivou-se e saiu a correr com coração em pulos e se escondeu atrás do feno no estábulo. Não adiantou o gato percebeu e saiu atrás.

Nesse momento uma vaca que estava pastando por ali, fez Muuuuuu!!! A ratinho saiu correndo na sua direção. A vaca, muito pintada de azul mas sempre muito senhora do seu nariz com a pata indicou um monte de esterco. A ratinha não teve conversa. Escondeu-se lá mesmo.

Logo o gato aponta, olha aqui, olha ali. Estava chegando perto. Mas a vaca percebendo pisa no ratinho escondendo-o no esterco. O gato desiste e vai embora. A ratinha toda feliz da vida, certa que estava salva, bota a cabeça para fora, agradece e até se encanta uns minutos pela Vaca ( eishhh eu já disse que a vaca também queria comer a ratinha?)Um pássaro que estava de bobeira, deu um bote e lá se foi a ratinha. E a Vaca ficou furiosa e a ratinha se deixou comer novamente não por um gato, mas por um gavião... rsrsrs

Moral da história:
1) Quem te bota na merda nem sempre é teu inimigo
2) Quem te tira da merda nem sempre é teu amigo.
3) Quando tu estás na merda é melhor não reclamar, não se mexer nem respirar.
4) Quem gosta de ser comida acaba sempre sendo comida.

Bjs meus

P.S. Heehehee... xiiii....me encontrei nessa fabula em algum momento...identifiquem-me nas havaianas hehehe...hoje tou que tou....vou ali dormir que faço melhor figura!!!

Avid disse...

Mana moça... Mc Roger??? Camonnn...ninguem merece! Tu pegou pesado pah! Se é p marrabentar põe Neyma ou então uma zukuta-pandza ( Lisha, Marlene, Zico, Ardiles...toda essa fauna) daquelas pra dançar descalça e com txuna baby ( ups... k o prf. Serra não me oiça hahaha)

Su. disse...

Gil, gostei dos nomes dados!

Avid, fartei-me de rir com a tua fuga do mar para o campo!

Menino e menina, estou a curtir pra caneco a doideira desta fábula... vou ficar quietinha num canto á espera de mais!

:)

No fim prometo pegar nos vossos textos e fazer-lhes uma ligação!

Beijos aos dois

Storm disse...

...e eis que, vindo das profundezas do oceano, aparece "un gran tiburón blanco" e apresenta-se à bela tubarona (ainda triste com a derrota da corrida) com uma voz sexy e profunda, daquelas de arrepiar desde a pontinha do dedo do pé à pontinha do cabelo.
- hi...My name is shark, great white shark. Bora passear a nossa barbatana?
e a bela tubarona rendendo-se aos dentes afiado do "gran tubaron brlanco" lá foi afogar as mágoas no bar do oceano com uns belos Dry martini ao lado do seu agente secreto....

Su. disse...

ehehehe, Storm! estás um must querida! e segunda feira de manha, tudo me pareceu mais lindo e maravilhoso! YYyeeeeee!!!

:))

KissKiss

Su. disse...

Já Agora, para aqueles que me virão ler e sei á partida não irão fazer parte "activa" desta fábula:

A fábula é um gênero narrativo que surgiu no Oriente, mas foi particularmente desenvolvido por um escravo chamado Esopo, que viveu no século 6º. a.C., na Grécia antiga. Esopo inventava histórias em que os animais eram os personagens. Por meio dos diálogos entre os bichos e das situações que os envolviam, ele procurava transmitir sabedoria de caráter moral ao homem. Assim, os animais, nas fábulas, tornam-se exemplos para o ser humano. Cada bicho simboliza algum aspecto ou qualidade do homem como, por exemplo, o leão representa a força; a raposa, a astúcia; a formiga, o trabalho etc. É uma narrativa inverossímil, com fundo didático. Quando os personagens são seres inanimados, objetos, a fábula recebe o nome de apólogo. A temática é variada e contempla tópicos como a vitória da fraqueza sobre a força, da bondade sobre a astúcia e a derrota de preguiçosos.

A fábula já era cultivada entre assírios e babilônios, no entanto foi o grego Esopo quem consagrou o gênero. La Fontaine foi outro grande fabulista, imprimindo à fábula grande refinamento. George Orwell, com sua Revolução dos Bichos (Animal Farm), compôs uma fábula (embora em um sentido mais amplo e de sátira política).

As literaturas portuguesa e brasileira também cultivaram o gênero com Sá de Miranda, Diogo Bernardes, Manoel de Melo, Bocage, Monteiro Lobato e outros.Uma fábula é um conto em que as personagens falam sendo animais e que há sempre uma frase a ensinar-nos alguma coisa para nós não cometermos erros.

By Me disse...

DEPOIS DA LIÇÃO QUE NÃO TIVE OCASIÃO(TEMPO PARA LER) :))) ISSO É UM CONVITE A SÉRIO?
ADORO ESSES DESAFIOS...
ACHO O FUNDO DO MAR UM AUTÊNTICO ESPECTÁCULO,DIGO-O PELAS DOCUMENTÁRIOS QUE ESPORADICAMENTE VISIONO!!! MAS SOU TERRA...E O ANIMAL COM O QUAL ME IDENTIFICO É O CAVALO BRANCO...É GRACIOSO,SOBERBO E PODEROSO...

KISSES SEM CAVALGADAS :)))))

TU TUBARÃO? NADA MAIS APROPRIADO:)))

Su. disse...

PN, então achas-me mais para o tubarão do que para o golfinho? :))) interessante, acho que corei!

E tu um branco cavalinho... ora nem mais, acho os cavalos umas criaturas surpreendentes, são delicados mas tem aquela musculatura soberba, tem um andar gracioso assim como uma corrida veloz, olhar meigo, sedutor, muito senhores de si, bichos fieis, amigos, diria mesmo que são no reino dos animais os mais aristrocaticos! Muito mais que algumas gentes que se dizem da elite!

Gostei da tua escolha!

:)

Espero pela delicadeza da tua pena na continuação da nossa fábula!

Kiss livre de tudo!

Maria Tuga disse...

Um golfinho ainda fica muito bem num aquário. Agora tubarão não é gente que se cheire cá no nosso habitat...

Maria Tuga disse...

Golfinho em aquário, está bem. Com tubarões e baleias à mistura não vai dar certo...

Su. disse...

Maria,

Concordo em pleno... infelizmente o nosso habitat tem de tudo... sabes, o que interessa mesmo é que nos divertimos com uma fábula de vez em quando! Para bem e para o mal, somos todos bichinhos do mesmo mar e alguém tem que animar isto.

:)

Depois como sabes os tubarões não são assim tão ferozes como os pintam, alias, é de conhecimento geral que as baleias comem muito mais peixe e fazem estragos muito maiores!

De resto a baleia em causa não passa de uma tola enganada por uma raposa sonsa que se sentiu ameaçada sabe-se lá pq e o tubarão mero produto da sua fértil imaginação... eu diria mesmo, isto faz lembrar aquelas relações de amor/ódio! ahahaha

Mas não nos disseste Marie! Qual é o teu animal de eleição? E o teu contributo para a nossa fábula!

Ficamos entre o gatinho ou o leão?

:)