sexta-feira, junho 05, 2009

Um Gin Tónico perfeito


Por curiosidade:
O gin-tônico surgiu pela necessidade dos soldados ingleses consumirem quinino para evitar a malária. Como o tónico com quinino era amargo, os soldados adicionavam gin para torná-lo mais agradável ao paladar (como não se podia deixar de esperar, para mim, foi uma sorte a cerveja não ficar ali bem).

E os Ingredientes são:
-1 limão verde fresco e sumarento (há quem prefira usar lima, qt a mim é mais acida);
-250ml agua tónica, deve estar bem geláda;
-1/2 medida de gin (correspondente a uma "tampa" da garrafa de Gordons, eu gosto dele fraco, para quem goste dele mais forte 1 medida é o ideal, isto claro se a pessoa se mantiver sentada pq muito gin pode transformar uma pessoa "sentada" numa melga, se querem mais, q se levantem e dancem ao menos... uma melga corre sempre o risco de levar com o sapato de alguém, e ficar para ali esborrachada em qualquer montra, enfim, onde ia eu(?), continuando...);
-3 cubos de gelo (menos do que isto corres o risco da bebida não ficar fresca o suficiente, mais que isto podes aguar a bebida).

A Preparação:
Corta o limão ao meio, faz rodelas de uma das metades, com a outra retira um pouco da casca e esfrega a parte verde da casca nas paredes internas de um copo alto.

Põe o gin directamente no copo, assim como umas gotas de limão e finalmente a agua tónica, devagar, inclinando o copo para se evitar o máximo possível perder o gás da bebida.

Não uses o shaker para misturar os líquidos, porque corres o risco de perder o gás da agua tónica.

Por fim colocas as pedras de gelo e decoras com uma das rodelas de limão (reserva as restantes).

O momento ideal:
Há quem não dispense um gin a qualquer altura do dia ou do ano, pessoalmente é uma bebida ideal para ser degustada no verão ao fim da tarde, enquanto se observa um magnifico pôr do sol, de preferência na presença de uma boa companhia.

Facto interessante:
Actualmente, existem tantos adeptos de gin tónico em Inglaterra, que um bar em Londres, tem um conceito inovador que está a dar que falar, a ideia é trocar-mos o prazer de beber a bebida pelo prazer de inalar a dita.
40 minutos é o tempo máximo aconselhado, sob pena de intoxicação, para quem quiser embarcar nesta “nuvem” de gin tónico e ficar a sentir-se um pouco tonto. Os clientes vestem um impermeável e só têm de se deixar “embeber” pela decoração e música do bar... as limas e palhinhas gigantes aliadas ao som do líquido a ser derramado parecem ser o toque final para se sair de lá com um certo “vidrado”.
:
:
...
E pronto, assim cheguei ao final desta minha receita/histórica,
para quem não gosta de gin,
sempre se pode entreter com as rodelas de limão carinhosamente reservadas,
faz sempre falta alguma vitamina C.
:)
BOM FIM DE SEMANA na graça da chuva
&
KissKiss my friends

14 comentários:

clic disse...

Como é que adivinhaste que eu gosto quando os meus amigos bebem gin tónico, precisamente para lhes comer as rodelas de limão?!... :)))

Su. disse...

ehehe, só tu! Isso é pq eu ainda n te fiz um gin tónico!

:P

Pega nesta receita e leva-a para casa dos teus amigos, quem sabe deixes as rodelas de limão p outra pessoa ou para o cheesecake!

Bjokas.

By Me disse...

NÃO ABUSES DO GIN TÓNICO...:)

BEIJO

Eu sei que vou te amar disse...

Hummm toxico e refrescante...Apesar de nao beber!
Um brinde ao teu post;))
Beijo a limao

Su. disse...

PN,

Eu raramente abuso, sou uma controlada! às vezes...

:)

Bjokas

Su. disse...

Naela,

Um brinde directamente de Barcelona!

:)

beijo fresco

Avid disse...

PERFEITO!!!
Bjs meus

Su. disse...

Avid, este foi o tema da minha primeira autoescopia como formadora! ehehe, sei que é linguagem estranha, depois contoooo

from lisbon
KissKiss nha loka

Yussef disse...

Já me vou preparar um aqui.
Obrigado pela receita.

Abraços

Aprendiz disse...

Casa Milá?

Depois regresso para o prémio!

Beijo


P.S. Sabias que Barcelona já ultrapassou Roma em motos; é verdade, é a cidade com mais motos por habitante no planeta.
As biclas, que se alugam, são uma grande ideia. Nós tivémo-las primeiro do que os espanhóis em Cascais onde podes ir do centro da vila até ao Guincho, numa das direcções, ou até ao Estoril, na outra direcção.

Su. disse...

Mui bien!
:)

Ok, devo-te um prémio...

Sim! Lo sabia!

:)

Sim! Cascais oferece tb umas biclas mui simpaticas...

Sim! e pronto, agora me voi jantar!

Bjocas

Su. disse...

Yu, foi um prazer!

:)

clic disse...

Combinado - fazes-me um gin tónico mas, por favor, não me peças para deixar as rodelas de limão!... :)))

Su. disse...

Clic, combinado!

:))