sexta-feira, fevereiro 06, 2009

filosofia de ovo....


"A pessoa comum, olha sem ver, ouve sem escutar, toca sem sentir, come sem saborear, move-se sem consciencia fisica, cheira sem noção de odor ou fragancia e fala sem pensar"
Leonardo da Vinci


Quando li isto pela primeira vez, achei um pouco pretensioso, pq parti do principio que as pessoas “incomuns” definiam melhor o que ele referiu..... infelizmente com o passar dos anos vou entendendo o senhor Leonardo, que mesmo parecendo pretensioso tinha toda a razão, a quantidade de gente adormecida neste mundo é assustadora.


6 comentários:

Cris Medeiros disse...

Nossa! Talvez seja a coisa que mais me incomoda na sociedade e na vida! Ver que as pessoas vão seguindo sem se perguntar o porquê de nada! Eu fico irada com isso!

Beijocas

Patti disse...

E Oscar Wilde dizia que a maioria de nós sobrevive, só uma pequena parte vive realmente.

Ignora Linda, ignora!

alexia disse...

E o mais grave é que ao acordar podemos dar de caras com milhares de sapos em lugar do príncipe. Ai, não era da bela Aurora que estavas a falar? pois...realmente Leonardo não era o nome do gajo:)).
Bem...eu falo muito sem pensar, oiço sem escutar e blá blá blá. Se isso faz de mim uma pessoa comum ou adormecida?, não sei...ainda me falta o tal tempo porque ainda estou na fase de achar a frase "excepcional" no mau sentido para não lhe chamar pretensiosa. Ser comum é depreciativo? sermos sempre"incomuns" não será cansativo?! Não consigo discursar de forma assertiva aqui.

Beijos

Ah, saboreio sempre ao detalhe o que como, um ponto a meu favor:))

Su. disse...

Alex, eu ás vezes tb falo sem pensar, movo-me sem consciência física, e ha pessoas que apesar de parecer que as ouço ignoro-as completamente durante horas, alias durante dias se for necessário, é uma questão de feitio, sei la!!  etc etc.... a questão não é essa e tu, sua maluca percebeste o que eu disse! Para algumas pessoas isso é uma constante e passam pela vida desacordadas da realidade, são uma espécie de fantoches movidos pela força da manada.... olha, sei lá, vou dormir que hoje precisoooooooo, já não estou a dizer coisa com coisa....

Beijo nesse nariz malandroooo!

By Me disse...

Eu dria que Leonardo tem uma certa razão!!!A frase dele pode ser discriminatória...Não sei!
Ser comum é ir com a manada,seguir o rebanho...a maria que vai com as outras e anda porque vê as outras andarem?é ser simples? Zé do povo?
Mas há outro pormenor...existirá uma linha divisória a separar os comuns do outros, os letrados,os iluminados...Eu penso que há pessoas que aparentam ser banais e ninguém lhes liga nenhuma mas por dentro são muito ricas e há gente com cursos,da alta e não valem rigorosamente nada.O que as salva é o dinheiro!!! E o mais curioso é que os grandes tubarões prestam vassalagem a este tipo de gente!!!!
Pois.. Há cegos,há surdos,há mudos...que não sente... que não vive,sobrevive!!!E com certeza há gente com um cérebro apagado,desligado!
L a m e n t a v e l m e n t e...


Louvo essa tua perspicácia em seleccionar uma bela fotografia !

Muito bem jovem

Beijo

Su. disse...

PN querida, concordo em absoluto contigo! O facto de viver-mos acordados/atentos e pensar-mos além n significa que sejamos melhores ou piores, dai ter achado a frase á primeira vista um pouco preconceituosa, depois como tu bem o dizes há mta gente com status, dinheiro e canudos na algibeira que não vêem um boi á frente, o egoismo, a falta de bom senso é agonizante, a psicologia da manada assusta-me, pessoas que não pensam por si irritam-me de sobremaneira.

Só para colmatar o raciocínio, aproveito o momento para te dizer, que das pessoas mais inteligentes e interessantes, q conheci na vida, não tem dinheiro, não tem um curso, borrifam-se para o status e são excelentes pessoas, almas atentas e iluminadas como o dizes e muito bem, pessoas com quem conseguimos ficar horas a fio a conversar sem nos cansarmos, pessoas com opinião propria, com tudo dentro como costumo dizer!

Boa, gostei muito do teu comentário, completas o post de hoje.

Bjão grandão!


Ps: e obrigada pelo elogio