quarta-feira, julho 02, 2008

CO2


As vezes sinto uma necessidade enorme de escrever, uma espécie de golfada em palavras, carregadas ou não de conteúdo, fica-me tudo preso por um fio na garganta, no coração, na pele, nada me transpõe as cordas vocais, não se me acercam nem perto dos dedos, acho que dou por mim repleta de sons aprisionados, crio uma muralha e nada se me transpõe… calo, falo adentro, estou comigo, não procuro perguntas nem respostas, procuro-me, compreendo-me, sinto-me… ás vezes até rio, acho que o meu humor se me supera, um dia ergo-lhe uma estatua, ou então faço dele a minha forma de grito.

...
Sinceramente? Sinceramente se a terra fosse governada por mais mulheres, acho teríamos um planeta mais justo. Não, sei se me poderei intitular de femininista, sou contra qualquer forma de discriminação, apenas não gosto do egocentrismo e do narcisismo da maior parte dos machos desta espécie a nossa, reparem, saliento, eu gosto deles, apenas não gosto de algumas das suas caracteristicas, muitas delas não inatas mas adquiridas por más educações. Depois, paro e penso melhor sobre o assunto, mas afinal quem anda a educar estes homens? Pois. È realmente triste chegar á conclusão que muita da culpa está em nós. Pior ainda é sentir, que mesmo a minha geração continua a cometer erros graves nessa mesma educação... é o ciclo vicioso e egocentrico da especie.

6 comentários:

Patti disse...

Eu acho que é uma questão cultural e também que por norma as raparigas são mais desembaraçadas que os rapazes, com as mesmas idades.

Já que a natureza é assim, desenvolve as raparigas mais rapidamente, os pais dos rapazes deviam tentar responsabilizá-los, dar-lhes autonomia e espírito de iniciativa, em vez de os proteger como se eles não soubessem fazer anda.
E depois a consequência é o perpetuar da situação.
Homens machistas, comodistas e egoístas. Não todos, claro.

Ainda noutro dia falava com uma amiga minha mãe de 2 rapazes que diz que o faz e depois se sente culpada por o fazer1
Não cabe na cabeça de ninguém!
Eles são tão capazes como nós. Mas encostam-se e nós (mães, mulheres etc) deixa-mos.

Mas já vai melhorando a situação, felizmente.

Avid disse...

Hehehe... axo que tu e a "Patti" ja disseram tudo. Resta-me assinar em baixo.
Bjs meus

pedro alex disse...

Gostei do outro texto, texto à SHS. Este achei a ideia repetidíssima e impropria para a SHS. Hmm... que mandasses umas postas de pescada sobre a forma de evitar o masculinismo da coisa ya, entendia-se, agora SHS, fazer uma mea culpa sobre o assunto é esquesito, parece-me que aculturaste algo impróprio para consumo.
Be Carefull:D

Cris Medeiros disse...

Se a Terra fosse governada por mulheres, teríamos, no mínimo, menos violência. As maiores barbaridades sempre são cometidas por homens.


Beijos

Su. disse...

Querido PÀ... até posso estar a repetir-me, e a aculturar-me de algo impróprio para teu consumo, mas não confundas masculinidade com o chauvinismo-masculino próprio da nossa sociedade patriarcal, e como sei que és inteligente não o fazes, estás apenas a picar-me, mas como já tinha saudades tuas, até te vou dar troco a sorrir.
:)
Para que conste, e para que fiques tranquilo, eu gosto de homem másculo! Daquelas com o peito largo, barriguinha musculada, mãos grandes e pelos nas pernas, e mais não digo… os afeminados sempre os tive para amigos apenas. Mas isso não implica que o másculo seja um sacana de um mal educado, egoísta, egocêntrico, comodista, com a eterna mania macho latina, que vieram ao munda para reinar e ensinar as mulheres, querido, isso é um erro não de todos, mas da maioria dos homens infelizmente. O Bush é o pior exemplo, depois tens o nosso Sócrates muito feminino mas… enfim, como vez o problema n é sexual, de ser ou não ser masculino!
Quanto á posta de pescada que me aconselhas a dar, e que apesar de repetida eu gosto de a fazer vincar,… realmente tenho muitas amigas a cometer os mesmos erros na educação dos seus filhos homens, e depois queixam-se dos maridos, meu caro, a única forma das mulheres fazerem realmente a diferença é de começarem a mudar o cenário em casa, quer queiras ou não, são as mulheres na sua maioria ainda a educar os filhos.
Não faço, não fiz, não tenciono fazer do egoísmo assimilado dos homens, por séculos de uma cultura retrógrada e machista, de mea culpa!
Quero apenas chamar a atenção de algumas mulheres, para o poder e para a capacidade que tem de mudar o rumo das coisas, que as consequências dos seus actos na educação dos seus filhos, são maiores do que pensam, quero de uma vez por todas, sentir algumas mudança neste campo.
Claro está, que a culpa não é toda das mulheres digo, pq na realidade vcs, os homens digo, tem toda uma sociedade que vos influencia a certas atitudes, muitos dos homens que as tem quer queiras quer não queiras, tem-nas pq nós as mulheres as permitimos, mas pronto, isso já é outro assunto.
Enfim, O bom mesmo era termos mais mulheres na fila da frente, isso sim, não tenho duvida que menos guerras teriamos.
Agora vai dormir.
Beijo.

Anónimo disse...

Cheguei aqui via Patti que nos lançou um desafio. Não conhecia o seu blog e gostei.
Concordo consigo qundo diz que o mundo seria melhor governado por mulheres ( ainda há dias salientei isso num post) . A minha úica dúvida é se ao fim de algum tempo, não ficarão com os mesmos defeitos dos homens, mas enquanto o pau vai e vem...