sexta-feira, fevereiro 22, 2008

O triunfo de Venus

Angelo Bonzino
Atração física
Na atração física reside os nossos instintos atrelados ao nosso estado fisiológico como as necessidades sexuais, prazer e perpetuidade da espécie.
Paixão
A paixão é um forte sentimento que se pode tomar até mesmo como uma patologia provinda do amor. Manifestada a paixão em devida circunstância, o indivíduo tende a ser menos racional, priorizando o instinto de possuir o objeto que lhe causou o desejo. Sendo assim, o apaixonado pode transcender seus limites no que tange a razão e, em situações extremas, beira a obsessão.
Essa atração intensa e impetuosa está intimamente ligada à baixa de serotonina no cérebro: substância química (neurotransmissor) responsável por vários sentimentos e patologias, dentre eles a ansiedade e o estresse; a depressão e a psicose obsessiva-compulsiva.

Amor
No amor reside o sentimento de gratidão, instintivo, compaixão, doar-se sem a consciente intenção de esperar algum retorno. É o caso do amor oriundo da troca diária de afeto, tolerância, respeito e zelo, entre os cônjuges. É o caso do amor instintivo da mãe ou do pai pelo filho, do filho pela mãe ou pelo pai.O amor, na verdade não se divide em várias formas de amor (de pai, de mãe, de irmão, de amigos, etc). Só que o amor por cada uma dessas pessoas necessita de um complemento diferente para resistir ao tempo.
Entre amigos, por exemplo, deve haver confiança e empatia. Entre pai, mãe e irmãos deve haver respeito e cumplicidade. Entre marido e mulher os complementos são basicamente os mesmos, mas acrescenta-se a eles o sexo. O sexo num ambiente de amor mútuo pode ser considerado uma confirmação desse amor. Muitos consideram o sexo como propulsor do relacionamento, porém, levando em consideração as diferentes formas de amar, um casal pode não ter dificuldades de viver unido sem praticar o ato sexual, desde que haja um elo que se sobreponha a ele.

"Amor é o misterioso componente da vida que faz todos os dias terem sol"
"Amar é sentir na felicidade do outro a própria felicidade."
"O amor é um filme de produção barata onde os protagonistas nunca estão satisfeitos com seu papel" - Sérgio George.
In wikipédia

6 comentários:

Eu sei que vou te amar disse...

Su: Interessante a descrição em relação aos diversos estados da alma, sera que é possivel não comprometer a dualidade entre a paixão e o amor...porque quando amamos tornamos escravos do AMOR!
Beijo grande

Anónimo disse...

mau é quando o amor até existe mas deixa de existir a paixão e fica apenas o tal sentimento de gratidão, compaixão, cumplicidade, empatia ... enquanto o respeito continuar a fazer parte da lista ainda se aguenta, quando esse se vai embora ai não há amor que resista nem paixão que lhe valha.

Beijos

un dress disse...

direi só que não se sabe o que é.

poucas são as palavras...

para falar

amor.






beijO

Carla disse...

Su, adorei este post. Onde o amor aparece, os obstáculos tornam-se mais fáceis de vencer... Beijinhos grandes :)

Avid disse...

Lol muler!!!
Todo mundo so fala de amor, amor amor?!?
Sabe lá a Wikipédia o que é isso? Ela já amou alguém? Ja perdeu o nexo? Já sentiu a pele quase derreter de vontade e a outra parte do iman tar lá nos cafundós do mundo???
Nenhuma “pédia” sabe o que é isso!!!

Essas “cenas” não se explicam sentem-se! Mas obrigado pela tentativa...

Perpetuar a especie??? Uma ova!!! É QUERER mesmo!!! Toque, cheiro, calor!!!

Psicose??? É LOUCURA mesmo!!! Acordar e dormir só pensando nisso, sonhar, ressonar, só pensando nisso!!!

Doar??? É DAR TUDO mesmo!!! Calça, camisa, roupa lavada, carro importado, VISA sem limites!!!

Ufff... Vou bazar... tou com fome. Falar em sexo nem pensar agora!!!
Bjs meus

Anónimo disse...

Falta-te aqui a def do def MEC.`
É-me dificil falar destas coisas, só se estiver virado nelas.
O conceito enciclopédico desvasta-me.