quarta-feira, abril 29, 2009

A importancia da Arte

A arte é, provavelmente, uma experiência inútil; como a «paixão inútil» em que cristaliza o homem. Mas inútil apenas como tragédia de que a humanidade beneficie; porque a arte é a menos trágica das ocupações, porque isso não envolve uma moral objectiva. Mas se todos os artistas da terra parassem durante umas horas, deixassem de produzir uma ideia, um quadro, uma nota de música, fazia-se um deserto extraordinário. Acreditem que os teares paravam, também, e as fábricas; as gares ficavam estranhamente vazias, as mulheres emudeciam. A arte é, no entanto, uma coisa explosiva. Houve, e há decerto em qualquer lugar da terra, pessoas que se dedicam à experiência inútil que é a arte, pessoas como Virgílio, por exemplo, e que sabem que o seu silêncio pode ser mortal. Se os poetas se calassem subitamente e só ficasse no ar o ruído dos motores, porque até o vento se calava no fundo dos vales, penso que até as guerras se iam extinguindo, sem derrota e sem vitória, com a mansidão das coisas estéreis. O laço da ficção, que gera a expectativa, é mais forte do que todas as realidades acumuláveis. Se ele se quebra, o equilíbrio entre os seres sofre grave prejuízo.


Agustina Bessa-Luís, in 'Dicionário Imperfeito'

6 comentários:

Su. disse...

Eu nasci com uma quantidade que me é ainda inexplicável de emoção... e a melhor maneira de conviver com ela é exprimi-la através de alguma forma de arte, e isto é também qualquer coisa que ainda não compreendo, mas que me acompanha desde que nasci...

Vai dai, aceito perfeitamente que nem todos me entendam, afinal com 35 anos ainda me ando a tentar entender...

Yussef disse...

Que belo texto.
A arte é uma das expressões do Caos.
A ausência dela pode, creio eu, provocar uma pasteurização do movimento humano.
O qual deixará de ser caótico e passará a ser enervantemente previsível.
A ponto de desertificar o modo de vida dos homens.

Abraços

alexia disse...

Eu gosto de entender a arte...e no caso da Augustina isso não acontece, a mulher "busca" palavras caras de proposito:)))
No entanto entendo-a com complemento da Su...quantidade de emoçoes é sempre melhor que qualidade de palavroes:))

Beijo...sibilante:)))))))

clic disse...

Assim como o corpo tem sede, também o espírito tem de beber de alguma fonte!... :)

By Me disse...

SE TODOS OAS ARTISTAS PARASSEM O DIA ESCURECIA ..A NOITE NÃO AMANHECIA... A VIDA NÃO SE FAZIA...E A SAUDADE DE BOAS MEMÓRIAS VIVERIA...

O DESFRUTE DA MAIORIA É A TRAGÉDIA DE ALGUNS QUE ARRANCAM ARTE DO PEITO...


ABRAÇO SENTIDO

Vera disse...

Gostei do texto. Gosto da arte e da ideia de que tenho alguma em mim. Quanto à Agustina...tenho alguma má vontade contra ela...não sei porquê...se calhar tenho que crescer mais um bocadinho para a entender ;)
Beijos p'ra Sul!