quarta-feira, janeiro 14, 2009

ball out...

A primeira aula de estratégia que tive na universidade, foi para ouvir do professor, que tinha que ler Sun Tzu, o livro mais antigo e reconhecido de estratégia de guerra.

Apesar de falar de guerra, situação que abomino, é um livro fabuloso que em termos profissionais abriu-me horizontes, teve tanto êxito, que hoje em dia, as estratégias de gestão ali demonstradas com tanta inteligência e mestria, são utilizadas em vários livros de várias areas.
...

Eu apesar de hoje apenas jogar ténis, sempre gostei muito de desporto, mas gosto mais de jogar pelo simples prazer de brincar do que pela disputa, e isto acontece porque sei que sou competitiva, e não gosto de perder, ..., e quando me envolvo com algum assunto luto por ele até ao fim... mesmo apesar de saber baixar as armas qd não me restam mais alternativas... que impere o respeito e o bom senso acima de tudo.

Sim, qd digo que luto para alcançar resultados ou a minha meta, n significa que passe por cima dos outros para alcançar fins, não, pelo contrario, sou avessa a esse comportamento, apenas quando jogo, envolvo-me de corpo e alma, sou assim em geral é-me uma caracteristica.

È evidente que isto é uma metáfora direccionada para uma certa pessoa, só não sei se ela irá ser perspicaz o suficiente para entender a mensagem de Sun tzu que passo a seguir:

Nunca, em qualquer situação da tua vida, (e não falo apenas em situações de disputa falo nas regras mais básicas de cidadania), subestimes a pessoa que tens ao lado, o teu adversário, o teu cliente, o empregado de mesa, o teu pseudo camarada, o teu amigo(!), quem quer que seja.., isto é um lema que o deves guardar na algibeira para não caíres no erro de magoares alguém injustamente, de faltares ao respeito, de pareceres arrogante, de cantares vitória antes do tempo.

Vamos jogar? Bola tu.

7 comentários:

Su. disse...

Me desculpem as pessoas de quem gosto muito e respeito, que passam por aqui, mas isto hoje teve que ser, quem me conhece, já sabe que de qd em vez, atiro uma bomba atómica... depois, é aquela paz.

De qualquer modo, uma lição de Sun Tzu é sempre boa de relembrar.

beijinhos e abraços!

Patti disse...

Ui que recadinho mais dirigido. Foi tipo um Ás?

Su. disse...

Acho que foi mais ou menos isso sim!

Às vezes passo-me com as pessoas que tem a mania que são mais espertas que as outras... vivem tão focadas nos seus engenhos mui (julgam) astuciosos, que se esquecem q não somos todos parvos.

De resto, já me conheces! È uma paródia... hajam mais palhacinhos neste reino para nos tirarem do tédio.
:)

By Me disse...

02 eu também sou assim! Sei perder mas não entro em nada que não seja por convicção!Acredito naquilo que faço!
Tento sempre respeitar quem está ao meu lado,atrás e à frente ...
Só canto vitória quando a saboreio!
Gostei muito do texto!
E já bolei!
Besos

Su. disse...

PN, gostei que tivesses gostado do texto e bolado! Gostei tb dessas exclamações todas em catadupa :) e gostei essencialmente de te sentir forte e perto!
E pronto, bamo-nos ao jogo!

:)

Besos

By Me disse...

Ainda bem...

Su. disse...

smach!