quinta-feira, agosto 07, 2008

BumBumBanG


Não devemos ter medo dos confrontos,

até os planetas se chocam

e do caos nascem as estrelas
Charles Chaplin
Isto porque gosto de uma boa conversa, mesmo que as pessoas estejam todas em desacordo... tenho dificuldade em compreender, porque a maior parte das pessoas não gostam de confrontar ideias, preferem não conversar do que estar uma noite a falar sobre assuntos um pouco mais polémicos... de tal modo, que basta a conversa ficar um pouco mais acesa, noto que a grande maioria se cala, está certo que algumas se calam por ignorancia, mas muitos se calam porque fogem de atritos, é o efeito do comodismo, próprio de quem gosta de ir em paz com a manada. Já sei, já sei que existem pessoas activas e pessoas passivas, não vale reclamar, o equilibrio assim se faz...
Deveria haver em todas as escolas, uma disciplina que ensinasse aos miudos regras básicas de comunicação oral, e que isto fosse ensinado em aulas praticas(!), existe o direito de falar o que pensam, assim como tem o dever de ouvir os outros, tudo na base do respeito mutuo. Aulas de argumentação sobre os temas mais polémicos da humanidade!
Acredito que as normas de civismo seriam melhor cumpridas, que teriamos cidadaõs mais atentos e aptos aos problemas no geral, tanto pessoais, como profissionais, como de simples cidadania.
Enfim, hoje estou assim.
Se fosse uma estrelinha, explodia!
Beijo iluminado.

9 comentários:

Patti disse...

Também adoro um bom confronto de ideias e trocas de vivências.
Aprende-se muito nessas conversas, esclarecem-se muitos pontos, ouvem-se diversas versões de um mesmo tema e por vezes, até alteramos um pouco a nossa forma de ver as coisas, só por escutar outras opiniões e experiências mais reais.
É muito saudável. Mas tem de ser com gente de mente sã e com algum poder de encaixe.

O que eu detesto, é quando tu discordas de alguém, ou de alguma coisa já institucionalizada e cai-te tudo em cima de dentes arreganhados com a ideia pré-definida que aquilo é para ser transformado numa grande discussão, onde tudo o que possas dizer passa logo para o campo pessoal e acusatório, em vez de ser simplesmente uma troca de ideias.

Há gente mesmo com a mania da perseguição.
Eu já fui mais opinativo do que sou hoje. Só gasto saliva com quem merece.

Su. disse...

Depois de te ler, parece que estivemos as duas na mesma conversa que houve aqui em casa no domingo!
:)
Pois, ás tantas uma das pessoas presentes desatou aos berros, num histerismo total passou tudo para o campo pessoal, ás tantas já não se falava de alhos mas de bugalhos, perdeu-se completamente a razão e a emoção dominou, qual cena de filme, a plateia já estupefacta viu-se forçada a calar-se perante tal demonstração de desequilíbrio... enfim, é triste, quando se fala de qualquer coisa mais polémica é guerra declarada para algumas pessoas, e eu até sou de defender o meu ponto de vista com determinação... mas estou como tu, sinceramente detesto e lamento esta dificuldade da nossa gente!
:)
Beijo

Patti disse...

Eu penso que esse tipo de pessoas, que reage e se incendeia com uma simples faísca, deve ser gente amargurada com a vida, com os outros, com tudo!
Sentem-se atingidas pela mínima coisa e ficas sem saber o que dizer.

No fundo, pessoas tristes.

(Ah, e fiquei a pensar quem era 'aquela' com o nome escarrapachado no meu post, que não dava acesso para nenhum blog. Ainda bem que em esclareceste.Muitas vezes nem tenho tempo de responder aos comments, mas registo tudo).
Se quiseres o meu mail, é um 'gmail' com o nome do blog.

Bjs.

Cris Medeiros disse...

Acho que tem a ver com medo de rejeição...

Bjs

Su. disse...

Pois, o silencio de alguns, ás vezes tem a sem duvida com o medo de rejeição... eu nesse aspecto, admito que sou um pouco radical, falo o que devo e o que não devo quando o objectivo é abanar cabecinhas quadradas, quando dou por mim tenho pessoas meio chocadas na audiência, mas enfim, os aquários a sua irreverência e frontalidade, todos iguais, todos diferentes!

:)

Beijo

Avid disse...

Pois, pois... e tudo ja a mto dito. menos que eu descaradamente dei uma roubada na excelente frase que escolheste do Chaplin p abrir o post.
Bjs meus

Cris Medeiros disse...

A pergunta não foi por causa do seu post... rs

Na verdade as perguntas são baseadas em observações que faço ao longo da vida... Beijocas

By Me disse...

Aplaudo o teu texto. Nada me anima mais que um debate aceso!Inteligente e cívico!
Mas estás coberta de razão!
A maioria foge justamente porque é bom estar ao lado da manada! Não criar atritos! Não fazer ruído! Para quê criar polémica? Para chamar a atenção? para mostrar que sabe mais que os outtro?O sensato é abanar a cabeça que sim mas por dentro gritar que não!?
É pena que as pessoas não se apercebam que é saudável discutir sem criar inimigos...que se pode discordar e argumentar sem se esfaquear!
Eu gosto de me sentir um átomo animado!Gosto de participar e detesto que me impeçam de falar aludindo que é melhor ficar calada porque é feio falar mais alto, porque é feio mais isto e mais aquilo...tanta regra de etiqueta quando essa gente guarda tanta porcaria dentro de si e em outras ocasiões faz justamente aquilo que criticou em mim.

Se eu fosse estrelinha dava-lhes com a varinha mágica na cabeça!lol
Beijo

Su. disse...

O meu humilde obrigada pelo teu aplauso! :)

E sabes, n fazes ideia como este texto me arranjou problemas com uma certa pessoa que se costuma passear por aqui... só pra cheirar, só pra cheirar! Se fosses estrelinha, acredita, “amandavas-lhes com a varinha, quem sabe a pessoa em questao acordasse daquela letargia em que teima se arrastar.

beijos azulinhos.