quinta-feira, novembro 16, 2006

M de Mudança


No início desta semana, ouvi algo muito interessante, algo que nunca tinha ouvido antes, mas que na realidade sempre esteve presente em mim e assim me deixou a pensar até hoje no assunto.

… Moçambique, ao contrario do que dizemos é um pais rico, temos uma terra fértil, temos um mar imenso, temos praias maravilhosas, temos um clima excelente, temos ouro, pedras preciosas, temos agua, temos fontes de energia que não só nos alimenta a nós como aos nossos vizinhos, temos carvão mineral, temos gás natural, temos tudo e mais alguma coisa para sermos perfeitamente independentes e livres e ricos…

Mas, olho pela janela e vejo gente pobre, muita gente, muito pobre, e de repente fico triste… triste por haver tanta gente tão pobre.

Mas, levanto-me, pego num livro de um homem que me inspira e leio alto:

“Não pode haver uma revolução política, não pode haver uma revolução social, não pode haver uma revolução económica.
A única revolução é a revolução do espírito; é individual.
E se milhões de indivíduos mudarem, a sociedade mudará como consequência disso e não o oposto. Não se pode mudar a sociedade primeiro e esperar que os indivíduos mudem depois.”

Osho


Vou continuar a pensar neste assunto, vou tentar não me esquecer que sou irremediavelmente moçambicana e que vale a pena lutar por um futuro melhor.

2 comentários:

maria disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
maria disse...

Cheguei aqui a partir do comentário que fizeste no conta-mina. Foi bom chegar a Moçambique. Tenho uma paixão imensa por África...não satizfeita ainda.