quarta-feira, fevereiro 01, 2006

Pois...

...“A Finlândia é o país europeu com maior número de jornais diários vendidos por habitante. Por cada 1000 habitantes há 525 jornais vendidos (Isto significa que, para igualar essa taxa, a venda agregada diária dos diários portugueses teria que ser superior a cinco milhões de exemplares!)

Os jornais finlandeses distinguem-se pela alta qualidade do jornalismo que praticam. O sensacionalismo não tem lugar nas suas páginas e a isso não é alheio o facto de 90 por cento das vendas de diários serem feitas por assinatura anual. Logo, não têm que inventar diariamente histórias ou salpicar as páginas de sangue para disputarem os leitores nas bancas.

A qualidade jornalística e a indissociável credibilidade têm como resultado que os finlandeses têm confiança nos seus jornais (em 2001, 88 por cento dos finlandeses consideravam fiáveis as notícias dos seus jornais), que são o meio de informação mais importante do país, à frente da televisão e da rádio.

Os jornais tocam diariamente 87 por cento dos finlandeses entre os 12 e os 70 anos. Quarenta e quatro por cento dos jovens entre os 12 e os 20 anos lêem diariamente um jornal.”...

2 comentários:

Pat disse...

Penso que, com a presa de serem os primeiros a dar a notícia cada vez mais publicações caem nesse "erro".

Su. disse...

E pq e pq ...isto acontece Sra Dra? Diga-me que gente é esta?