quinta-feira, fevereiro 09, 2006

Meditação

A felicidade não tem nada a ver com sucesso, a felicidade não tem nada a ver com ambição, a felicidade não tem nada a ver com dinheiro, nem com o poder, nem com o prestigio. A felicidade tem a ver com a sua consciência, e não com o seu carácter.
Osho

Isto meus Srs. é OSHO, passei uma vez por ele numa livraria, e apesar de não ter lavado logo um livro para casa, fui lá de novo, com mais calma e preparada para tudo, dado que me parecia de inicio um “tema” demasiado comercial, está na moda a meditação... Enfim, depois das primeiras páginas dei-me por vencida, o homem tem muito a dizer, e é preciso cada vez mais que ouçamos pessoas assim.

Gosto da forma simples e directa como escreve, essencialmente é um filosofo de hoje, alguém que conseguiu parar, não se isolar do resto do mundo que o rodeia, não se abstrair do que já foi dito, de todas as religiões ou crenças, e chegar, quanto a mim, a conclusões das mais coerentes e interessantes que alguma vez li, na realidade ao rebuscar muitos dos meus próprios pensamentos/filosofia de vida, vou de encontro ao que ele diz, finalmente encontrei alguém com uma visão muito próxima da minha..

“ALEGRIA a felicidade interior”, este é um livro que me tocou profundamente, sem duvida um ponto de referencia.

Algumas frases de Osho:

« Se as pessoas dançarem mais, cantarem mais e forem um pouco mais loucas, a sua energia fluirá melhor e os seus problemas começarão a desaparecer.
…A alegria é louca. E só os loucos se podem dar ao luxo de a possuir. A pessoa sã e comum é tão esperta, tão astuta, tão calculista, que não se pode dar ao luxo de ser alegre, porque a alegria é incontrolável.»

« Uma pessoa feliz não precisa de religião, não precisa de templos nem de igrejas – porque, para uma pessoa feliz, o universo inteiro é um templo e a existência em si é uma igreja.»

Bem, paro por aqui, se não dou por mim a transcrever o livro!

Devemos todos, por vezes parar, sem razão, sem objectivo algum, parar apenas e respirar. Parar e olhar cada pequenina imagem ou o que quer que seja que nos apareça á frente, como se fosse a primeira vez, como se por qualquer motivo aquilo fosse a melhor visão do mundo, e naquele preciso momento sentirmo-nos tremendamente felizes por estarmos vivos, e respiramos mais uma vez, e continuamos.

Existem mais loucos no céu!

Dai alguém ter dito um dia, «A consciência é a minha liberdade.»

1 comentário:

Pat disse...

"...A pessoa sã e comum é tão esperta, tão astuta, tão calculista, que não se pode dar ao luxo de ser alegre, porque a alegria é incontrolável" ... e não é que isto é a mais pura das verdades ??? ... gostei