sexta-feira, novembro 25, 2005

A Grande Mentira

Aquando os meus 7 aninhos, e sendo a família toda católica, a minha avô resolveu q me fazia bem a catequese… como sempre fui para o contestatário, as minhas perguntas “indiscretas”, chatearam o catequista (agora percebo a aflição do Sr, afinal eram muitas perguntas, muito difíceis!) … enfim, fiquei de castigo algumas vezes até o Padre chamar a minha avó á atenção - netinha rebelde, só quer brincadeira! temos que aprender a rezar minha filha, é muito importante! … blablabla

Aos meus 13 aninhos, já mais tranquila, resolvi pegar na bíblia e lê-la melhor… como sempre fiquei confusa, além de outras coisas, fez-me asno que logo nas primeiras paginas a mulher fosse posta sempre em segundo plano, afinal tinha-mos vindo ao mundo pq Adão se sentia infeliz e sozinho no meio dos outros animaizinhos!!! Foi difícil compreender naquela idade que eu teria sempre um plano secundário nesta sociedade, reparem, estava em plena fase de afirmação pessoal, e afinal o facto de ser mulher me colocava automaticamente em segundo plano!!?? E eu era católica, logo tinha que aceitar a coisa... blablabla

Aos 18 anos, tudo correia bem, apesar de ser demasiado filosófica, demasiado independente, tinha uma família feliz e todo o mimo necessário para ser uma pessoa tb feliz… inesperadamente, a minha mãe adoece, após dois anos de sórdido sofrimento, um cancro roubou-lhe a vida… completamente desorientada e magoada com tudo o que vi a minha mãe sofrer, tentei equilibrar-me no pouco chão que tinha, fugi do medo, encarei de frente a perda, mas sempre a procurar explicações… na altura, disseram-me para rezar, aliviar-me-ia a dor e a minha mãe estaria num lugar melhor… blablabla

Aos 31 anos, depois de me acalmar, alcançar algumas metas pessoais, de conseguir ser finalmente independente e adulta, tudo parecia correr bem… canudo na mão, emprego porreiro, marido apaixonado, filhota linda, família um pouco mais feliz, finalmente alguma paz… e o meu pai morre com um ataque cardíaco… assim, dois dias antes do meu aniversário… fomos de novo á igreja, olhei as pessoas, olhei as paredes, olhei o chão, olhei diversas vezes para o padre que falava numa linguagem que não a minha, tentei arranjar de novo explicações e continuo apenas a ouvir o silencio da minha respiração... blablabla

Hoje no jornal… li uma noticia sobre os números alarmantes de pessoas infectadas com HIV em Moçambique, do numero de crianças órfãs com HIV… e a dificuldade que há, em consciencializar a população a começar de uma vez por todas a usar preservativo aquando o acto sexual… e de repente, lembro-me das palavras da Igreja sobre o mesmo assunto, e de repente, dá-me uma enorme vontade de gritar… mas já não tenho força nem voz para fazer mais perguntas á IGREJA CATÓLICA, a todas as igrejas retrogadas de todos os mundos.

8 comentários:

Pat disse...

Não tenho qualquer relação com a igreja (católica), mas não concordo com muito do que defende ou pelo menos com a maneira radical como o defende.
Tenho fé à minha maneira, não acredito no Deus que a igreja defende mas faz-me, por exemplo, bem acreditar que ao "partir" vamos para um sítio melhor.
Beijinho grande para ti ... Admiro a forma como tens superado todas as fases dificies por que tens passado, gostava de poder estar mais perto!
Pat

Su. disse...

De fase em fase difícil assim vou eu!
Deus, é realmente assunto delicado de se falar... tão delicado que prefiro nem falar! Tão delicado que não há nada para falar!
Qd me refiro á Igreja Católica, NÃO estou a falar em Deus.
Como tú, acredito realmente n possibilidade de existir uma força além homem, algo maior... tão maior que ultrapassa a nossa mísera compreensão, tão maior que não tem imagem, nem sexo, nem crença, nem mesquinhes, o egocentrismo do ser humano... Deus é acima de tudo aquilo que temos e que não sabemos onde está, mas por tantos motivos o devemos respeitar, nos devemos respeitar... Porque a vida é pequena e grande... pq sim!
Vejo infelizmente todos os dias igrejas caducas q usufruírem do nome Deus, para obterem os seus resultados, para sustentarem riquezas, para fazerem politica, para controlarem massas, para tudo e mais alguma coisa... neste caso falei apenas de uma igreja, infelizmente existem muitas outras com ideias ainda mais retrógradas, que denigrem a mulher, q escravizam o homem...
Sou livre! E como levo a sério essa minha liberdade, rezo ao Deus, o Deus da humanidade (pq somos todos iguais!), o Deus que me dá energia todos os dias... essa energia está presente na minha fé, essa é a minha força... com ela eu luto e venço algumas batalhas.
Agarro-me á vida assim… cada vez que me sinto a cair, lembro-me que existe sempre alguém que está em situação ainda mais difícil que a minha... as vezes paro, fecho os olhos e peço a Deus que essa força, que essa minha energia atravesse o espaço e se encontre com alguém que precise dela… a força que sinto para me levantar é o Deus de todos nós... se não o é, está lá muito perto dele, é ele que ma dá, como todos os presentes que já recebi agradeço com um sorriso e trato-o bem, respeito-o.

caticosta disse...

Oi amiga!

Fizeste-me deixar cair uma lágrima no olho... sabes às vezes penso que Deus é cruel, leva-nos as pessoas que mais amamos e que mais queremos estar... e muitas outras vezes penso que se ele levou é para não passarem tantos sofrimentos.

Estes últimos anos tenho pensado que o que nos dá força não é a fé na igreja, num Deus... é a fé que temos pelo ser humano, pelas pessoas que estão connosco, pela amizade, pelo AMOR... sim esse faz-nos levantar a cabeça todos os dias que acordamos, todos os dias que saimos de casa para trabalhar... acredito que o AMOR é que nos dá fé, força, coragem e que nos move para a vida que temos em frente... pk quer queiramos quer não vão existir momentos tristes ...mas os bons vão sobrepor-se aos maus... pk vamos ter sempre um amigo, um amor que está ao nosso lado para nos dar a mão para não cairmos, e levantarmo-nos com coragem para enfrentar tudo e todos. Pois amiga, eu já perdi o meu papá e cada dia que passa sinto mais saudades dele, mas as boas memórias estão aqui dentro, dentro do meu coração com muito AMOR, assim como todos os que até agora me deixaram.
Aprecio muito a tua força, pk dou graças a Deus todos os dias por ter a minha mãe a minha mana e o meu amor (Vasco) ao meu lado... eles sim movem-me.

caticosta disse...

Esqueci-me de te mandar um beijo grande por mim, pela Nono, pela Natacha e pelo Rodrigo!

BEIJOS
:)

Su. disse...

Olá linda...

Eu sei... tb já passas-te por uma perda muito grande... e pronto, continua-se na luta sem s perder a capacidade de rir á toa.

Cada vez q me lembro do teu pai... vejo-o na sala, a rir-se das minha maluquisses (graças aos deuses ainda consigo dizer maluquisses!)... todas aquelas férias estao guardadas em mim como boas recordações! Preguei-vos á minha alembradura e nunca mais vos largo!

AMO VCS... vai ser sempre assim... o tempo passa, a distancia afasta, mas vcs são lindas e eu nunca vos esqueço!

BEIJO GRANDE...

Anónimo disse...

My adorable su! Hj tive um dia bom por te reencontrar passei a amar a internet por essas possibilidades apesar de frequentemente me enervar com as teclas do meu computador.
Nem sei bem como fazer para dizer os engasganços de garganta e peito que retenho assim...agora.
Saudades. É a palavra. ternura de tentas e tantas memorias. Saudades...de novo. Isso das igrejas, eu não os compreendo, mas acredito no deus da humanidade sim e no fazer bem e questionar filofias varias. nao posso parar aqui com tempo de desfilar emoções porque atrapalho me
Sinto a tua falta Su. a vida tira e da, é o circulo, sei que o enfrentas mas amarguras dessas nao ha formulas que aquietem...so o tempo...esse mm que traz felicidade e oferece tristezas aquando dos seus ciclos
Vanessa dos tempos da escola portuguesa em maputo

Su. disse...

Vanessa! Sua maluca! Vieste aqui! To tb muito contente por te ter encontrado!E Já tens um menino lindo!! E um marido todo giro... Uma familia de lindos!
Continua a vir ao meu canto... que vou sempre gostar de saber como estás!!

Su. disse...

Isto está a ser uma festa!!