terça-feira, agosto 18, 2009

Lamento desiludi-lo... mas eu sou Rico! Rico Rico! rrrrrrrrrrrr


" POBRES DOS NOSSOS RICOS"

A maior desgraça de uma nação pobre é que em vez de produzir riqueza, produz ricos.

Mas ricos sem riqueza.

Na realidade, melhor seria chamá-los não de ricos mas de endinheirados.

Rico é quem possui meios de produção.

Rico é quem gera dinheiro e dá emprego.

Endinheirado é quem simplesmente tem dinheiro. ou que pensa que tem.

Porque, na realidade, o dinheiro é que o tem a ele.
A verdade é esta: são demasiados pobres os nossos "ricos".

Aquilo que têm, não detêm.

Pior: aquilo que exibem como seu, é propriedade de outros.

É produto de roubo e de negociatas.

Não podem, porém, estes nossos endinheirados usufruir em tranquilidade de tudo quanto roubaram.

Vivem na obsessão de poderem ser roubados.

Necessitavam de forças policiais à altura.

Mas forças policiais à altura acabariam por lança-los a eles próprios na cadeia.

Necessitavam de uma ordem social em que houvesse poucas razões para a criminalidade.

Mas se eles enriqueceram foi graças a essa mesma desordem (...)

Mia Couto (no seu melhor...)

Vejamos, temos terra arável e fértil como poucos ainda têm, as nossas plantações de tabaco, algodão, açúcar, arroz, fruta, etc, alimentam-nos a nós e a quem mais aparecer... temos gás natural, energia para dar e vender, nós temos um clima espectacular, uma costa riquíssima ainda por explorar, praias maravilhosas, um mar cheio de marisco, carvão, pedras preciosas, ouro, petróleo, madeira da melhor do mundo, granito, mármore, cruzes pedra não falta(!)... nós até já temos o Brazil, A UE, e a Suécia, a Holanda, a Inglaterra, os USA, Portugal tudo cá dentro de olho grande a pescar a pescar... há e temos pessoas, muitas pessoas, temos meio mundo a negociar e o FMI a controlar a situação, meio mundo a enriquecer e outro meio a viver na miséria absoluta... temos paz, temos estradas e pontes, e caminhos de ferro e portos, aeroportos... temos políticos que ganharam prémios de melhores investidores fora de Moçambique e dentro de Moçambique e são nomeados secretários da ONU e outras coisas assim........ depois abrem fundações para ajudar os ceguinhos... coitadinhos dos nossos ceguinhos, que sorte para alguns estas falhas de "visão".

Caríssimos, tudo o mais que poderia aqui dizer, ainda não me sinto com liberdade para tal.... vá-se lá saber porquê!

(foto gentilmente copiada já não sei onde... que me perdoe o autor)

9 comentários:

Su. disse...

E pronto, é assim que este blog festeja o seu 4º aniversáriooo!!

Parabéns para ele e para todos nós, pq somos bons muito bons e claro, ainda andamos todos por aqui a dizer e as escrever umas asneiradas... bom sinal!!

:)

ganda beijo para vcs na paz de uma caipirinha ou de um gin, ou sei lá, há sempre chá por aqui tb......

:)

Fui!

Eu sei que vou te amar disse...

Parabens minha linda, pelo aniversario e pelo post maravilhoso e profundo!
Alias quando estive em Moçambique, senti vergonha e tristeza de ver os chamados "ricos" com uma arrogancia de fazer mal, vergonha por saber que esta riqueza é roubada a quem precisa, é fruto de de uma teia que parece nao ter fim...Nao é vergonha ser rico, vergonha é nao fazer nada pelo seu povo e pelo sua patria e depois ironicamente viverem como corruptos de um sistema que nao da exemplo a ninguem!
Um beijo sentido

Cris Medeiros disse...

Muito bem colocado!

Beijocas

Su. disse...

Pois Naela, tu sabes bem do que falo... é uma vergonha o que se está por aqui a passar, eu n digo que na Europa ou nos USA isto n tenha acontecido pq onde há riqueza há sempre gente a ganhar á custa dos outros, desde o tempo dos réis, onde as grandes famílias sempre escravizaram de certo modo o resto da plebe, mas convenhamos já estão cheios, ao menos q comecem a ter pena deste povo q sofre á décadas, ao menos que peguem naquilo q roubam e invistam no seu pais, ora bolas(!)...

Enfim, olha ao menos agora temos um Obama para lhes dizer sem medo algumas verdades, há sim, pq por aqui ainda se houve muita gente culpar os colionalistas pelo estado em que estão, vergonhoso, já se passaram 35 anos e continuo a ouvir estas anormalidades.

beijo do sul!

Su. disse...

Oi Dama,

beijão pra tu tb miga...

Ana Echabe disse...

Boa tarde O2!

Estava por ai, caminhando distraidamente, de mãos no bolso, quando me deparei com esta foto do cão, que adoro, e o titulo do seu post, o que já me causou um ligeiro sorriso. Mas do ligeiro sorriso, se fez muuuitas gargalhadas, me diverti com seu texto sim, pois enquanto ficamos como doidos a trabalhar, cumprindo com nossas obrigações, sobre o caminho da ética e moral, ainda arranjamos tempo para nos divertirmos com os amigos (as), sem ter de ‘paga-los’ para posar ao nosso lado em uma foto, eles, os pobres meninos ricos tem a liberdade, mas de responder seus processos, em liberdade, que nunca resulta em nada.
Por alguma razão, ( rs ) não a provas suficiente para enquadrados. Bem, mas digo por aqui, que uma pseuda democracia, onde se ‘tem’ obrigação de votar, corremos o risco de ter este tipo de pessoas como representantes. Digo isso com muita clareza sobre a importância do voto, era uma militante de um partido de esquerda. É como o grande Cazuza dizia
“...meu partido é um coração partido e minhas ilusões foram todas vendidas, meu sonho agora é risco de vida... ”
Mas vamos falar de coisas boas, ou seja, Parabéns por quarto ano de vida de seu blog, e ainda, comemorando com uma lua nova, hum, perfeito.
Abraços com um largo sorriso.

Su. disse...

ADiniz! Bom te ver por estes lados, nada como um passeio de mãos nos bolsos para encontrar-mos alguém interessante para conversar! olá! Muito prazer!

Ah, como complicamos coisas simples né? Enfim, a (des)Humanidade no seu melhor!

Enfim, respirar tranquilo já não é nada mau!

Vai dai, obrigada pelas palavras simpáticas e tudo de bom tb p ti!

Mari Ribeiro disse...

Adorei o post. E feliz aniversário! Bj

Su. disse...

Oi Mari, Obrigada!

:)

BjBj