quarta-feira, outubro 18, 2006

A queima...

Tinha uns 13 anos, quando na escola me obrigaram a ler livros como os de Eça, Camões... n é nada de pessoal, mas pensando bem, acho que foi nessa fase que comecei a associar leitura a fenómeno chato… imagina eu, típica adolescente, no meio de uma fase mais q rebelde, no meio de muitas revoluções interiores, alarmada com os efeitos hormonais, preocupada com as guerras e as injustiças mundiais… a ler e a ter que interpretar a falta de sexo de Camões, as vidas esquisitíssimas das gentes do Eça… enfim, os anos passaram e mais tarde, tive uma professora de biologia que me disse, (no meio de uma discussão, no meio de uma aula, no meio da minha vida), que eu não me sabia exprimir bem, e o motivo era: A falta de leitura!..., vai dai, sua excelência, (impregnada d sua anarquica autoridade enlatada, própria de uma quarentona feia e mal amada,) obrigou-me, mais uma vez, a ler os Maias (aqui entre nós nunca acabei de os ler, n me apeteceu, passei os olhos por um resumo q por ai anda)… obviamente, nos anos a seguir, ninguém me viu a pegar em mais nenhum livro a não ser para estudar… será q fiquei em estado de choque com tais literaturas tão profundas(?)… enfim…. Cá para mim é o que acontece á maioria dos jovens e adolescentes deste ensino… o que vale é q m passou tal susto, afinal posso ler o q gosto e até gosto de ler! ddasssssssss

Nos entretantos, agora q sou uma trintona assumidamente mãe, paro, olho para a minha filha que está a caminho dos 3 anos, (e uma biblioteca invejável), e penso… o que irá acontecer a esta pessoa, hoje cheia de vontade de ler, qd se deparar, em plena adolescência, com uma obrigação como os Maias… mmm

È por estas e por outras, que ás vezes dá-me ganas de desatar a gritar sem razão aparente.

Tô CALMA!


:)

1 comentário:

Suzi disse...

será que você encontra "Vivendo, amando e aprendendo", aí, de Leo Buscaglia???
Ele conta histórias lindas, sobre professores e alunos. E a da professora que obrigava os alunos a desenharem uma árvore e a da diretora que queria que se seguisse o currículo e se montasse um armazém enquanto os alunos queriam uma nave espacial, são duas histórias que têm tudo a ver com esse teu post, su.

Já que você agora, superados os traumas, pode escolher ler, experimente esta indicação. As histórias também aparecem em "Amor", outro de seus livros.

Tomara que encontre.
Depois me conte, tá?
Beijos!