quinta-feira, abril 27, 2006

Questão (?)

...tem banana de goiaba, goiabada de marmelo...
Conta!
O que tem aì?
...nesse lugar.

A cacimba

Lembrei-me no outro dia ao acordar, como é bom sentir a cacimba na chegada da Primavera. Porque viver em Moçambique, tem destas coisas, ficamos pregados a estes pequenos prazeres, que nos dao vontade de fazer deste chão uma casa, de sorrir mansinho logo ao acordar.

Saudades

Falo de ti
ao mar,
aos passaros,
a todos que passam,
as ruas
e ao sol,
a todos os dias.
Falo por ti,
sempre para ti,
para estejas aqui.

Susana Ferrão 1993

quarta-feira, abril 26, 2006

Paixão


Lembrei-me mais uma vez que temos uma planeta cheio de grandezas.
Raios pra quem nos anda a matar as flores.

terça-feira, abril 25, 2006

Manias

No outro dia descobri em alguns blogs "amigos", uma brincadeira engraçada, qualquer coisa sobre as pessoas da Blogoesfera postarem, algumas das suas manias...

E andei a pensar... é tenho algumas manias!! Aqui vai uma para começar:

Brincar com os dedos dos pés, chego a casa e calço de imediato os meus chinelos, gosto de sentir ar nos pés, liberdade... vai disto qd me sento a ler ou a ver tv, não paro de brincar/mexer com os dedos dos pés... acho que desde criança adoro os meus pés, temos uma relação de amor mutuo! O mais incrivel, é que pés para mim são sagrados, definem-nos a saúde e são a meu ver, uma parte muito intima do corpo, não é qualquer um que me agarra no pé!!

Tem festa

Gosto de cozinhar…

A minha mãe era uma óptima cozinheira, e sempre me dizia tens que aprender! - és mulher e tens que saber cozinhar… blablabla, eu sempre achei que não era altura, não estava muito interessada e não concordava com o facto de aprender por ser mulher… coisas de eu!

Mas, o engraçado é que com o passar do tempo, peguei num livro de cozinha e sozinha, relembrando os ensinamentos de mãe, aprendi como fazer a coisa bem feita (modesta hem? risos)

Hoje, acredito que a cozinha pode ser um dos espaços mais confortáveis da casa, e gosto de lá estar, e cozinhar passou a ser arte, e adoro inventar, e misturar, e cortar pequenininho, e sei lá mais o que faço por lá.... ehehehe
E melhora qd cozinho para amigos, com amigos, tudo junto ao som de uma musica, é uma curte!

Sábado há festa de pizza lá em casa! Já tens planos?

segunda-feira, abril 24, 2006

Marlarida

A sorrir, e de coração feliz continuo a ler e reler e ler a tua carta… brinco com os sons, salto descalça na areia, e nua de mim volto a sorrir… engraçado este poder que tens… esta doçura representada num gesto tão despretensioso de existir pelo custo do nada em troca… são leves as tuas sílabas, tão cheias de sons e flores e deliciosos desconhecidos odores… fazem-me querer o aconchego de um café, o gesto de um bolo de laranja, conversas de varanda, passeios numa praia de Inverno, e mimos, e colo e um abraço apertado q só amigos sabem dar… que sentir doido, fico meia perdida, sem saber para onde olho, achando que não deveria estar nesta secretária nem neste local a escrever…não quero estar aqui, quero um jardim, cheio de verde, um papel em branco e num jogo de tintas amenas, com a calma da brisa de um olhar, elevar-me daqui… correr para me apaixonar pela vida, pela liberdade das borboletas… e saltar sobre as cores pintando com estas mãos que escrevo, uma aguarela só para ti.

E paro… e deixo-me dizer-te que tenho uma vida bonita, apesar de alguma dor, sei rir também com o corpo todo e chorar como criança das mais simples emoções, existo toda á flor da pele, que de ser tão branca me obriga a querer sempre sol, amarelo que não cansa, que me faz andar de mochila quando viajo por mil ruas do nosso mundo, me fascina e me dá ganas de correr para as “cavalitas” de alguém de doces olhos grandes da cor de chocolate, amargos são os dias sem som, porque não me vejo sem musica, de todas as idades, porque adoro histórias passadas de hoje de qualquer lugar, respeito o mar, o que de profundo temos, e mais que isto só ter um filho que nos tira e nos dá, e mais que isto tudo o que se perde ganha-se, porque dEus está em nós, e somos iguais, não preciso de uma grande palácio cheio de ouro para sentir paz, rezo a mim, e aos homens que se acham maiores viro-lhes as costas, nasci menina mas com jeito bravo e selvagem dos guerreiros da floresta, sou o eterno grito do que está errado e amo o beijo e esse olhar, amo gente e não paro de amar, como a agua que me rodeia e me acrescenta ar.

Fala-me sempre, conta-me uma história de outro mar, amar.

D E S C U L P A

As vezes sou uma manhã de mar tranquilo, tudo lindo e azul...
As vezes viro turbilhão, um C O M B O I OOOO alucinado…
lá to eu no meu caminho de sempre, bem calma, e de repente, muda o vento, dá-me ganas de desatar a correr, e levo tudo á frente… espalho-me e fica difícil juntar… pois, foi no sábado… não estava céu limpo, anunciava mau tempo, acordei ás 5 da manhã com sono de continuar a dormir, e tudo estava torto, e já meio de lado fui arregalando a má energia com os olhos… e paramos n sei onde, e as coisas mudaram ainda mais de direcção, e o tempo piorou, e irritada com o meu texto, desatei a oferecer chá gelado em dia frio… sim, tinha as minhas razões, mas estava perto uma amiga que gosto e sobrou pra ela… pronto, disse, foi assim, e no meio da minha histeria, sem rédeas passei a fronteira, a direcção estava errada, o caminho era outro, mas fui em frente e estatelei-me no ar, numa velocidade sem sentido… desculpa se te magoei, gosto dessa pessoa em ti, aprendo-te só isso, e nem sempre te entendo logo, e vai disto no fim chego mesmo a achar que és melhor pessoa que eu, quem sabe um dia me ensinas esse jeito de muito mãe… no entrantos, eu, sou de gostar assim e de pedir desculpa qd perdi a razão.

sexta-feira, abril 21, 2006

Carp Diem (?)


Fim de semana á porta e continuo no silencio das palavras tolas, do mal estar de uma gripe que teima em não ir embora… raios pra isto.
Amanhã vou passear até á Africa do Sul, ar fresco!
Domingo, amarro o cabelo num gancho e descalça vou fazer pão.

Tantas Saudades da minha avô Palmira.

Bom fim de semana para nós!
Vamos rezar ao sol, sorrir á lua e o que mais houver que seja para ser um bom dia.

Ps: Desculpem o meu latim

quarta-feira, abril 19, 2006

100Km/h



Tenho dias de viver a uma velocidade estonteante… tudo o que faço é automático, vai saindo do meu dia com um risco de azul, o que não faço, perde-se no esquecimento de não acontecer… não me procuro não me encontro, existo apenas… hoje virei maquina… amanhã volto.

Beija-flor



PERFIL

Eu nunca fui uma moça bem-comportada. Pudera, nunca tive vocação pra alegria tímida, pra paixão sem orgasmos múltiplos ou pro amor mal resolvido sem soluços. Eu quero da vida o que ela tem de cru e de belo. Eu não estou aqui pra que vcs gostem de mim. Estou aqui pra aprender a gostar de cada detalhe que tenho. E pra seduzir somente o que me acrescenta. Eu adoro a poesia e gosto de descasca-la até a fratura exposta da palavra. A palavra é meu inferno e minha paz. Sou dramática, intensa, transitória e tenho uma alegria em mim que quase me deixa exausta. Eu sei sorrir com os olhos e gargalhar com o corpo todo. Eu sei chorar toda encolhida abraçando as pernas. Por isso, não me venha com meios-termos, com mais ou menos ou qualquer coisa. Venha a mim com corpo, alma, vísceras, tripas e falta de ar.... Eu acredito é em suspiros, mãos massageando o peito ofegante de saudades intermináveis, em alegrias explosivas, em olhares faiscantes, em sorrisos com os olhos, em abraços que trazem pra vida da gente. Acredito em coisas sinceramente compartilhadas. Em gente que fala tocando no outro, de alguma forma, no toque mesmo, na voz, ou no conteúdo. Eu acredito em profundidades. E tenho medo de altura, mas não evito meus abismos. São eles que me dão a dimensão do que sou.
Marla de Queiroz
E eu: Tenho assim, um monte de palavras que gostava de dizer aqui, sobre ela, mas, acabei pela milésima vez de ler as suas palavras, e pela milesima vez, fiquei sem folego, cada vez que me aproximo do seu texto paro de respirar, todos os meus sentidos se focam ali, amo a palavra e como uma viciada perco-me nela, e adoro me perder assim!
Não conheço a Marla, mas ao "le-la", sinto uma forte admiração pela pessoa, pela mulher, pela poetiza, por tudo o que demonstra ser... quem sabe porque somos feitas da mesma materia.
Haja mais gente, muita gente com corações assim.
Beijo-te pessoa linda!

terça-feira, abril 18, 2006

Mel com limão

NÂO (!!) houve fim de semana na praia… não houve passeios de mota… não houve nada, apenas uma valente gripe… aaarrhhss 3 dias tremendos, e hoje em plena fase de ressaca... só pode ser castigo, afinal sou uma pecadora assumida.

MASS, continuo a cantar desalmadamente a conduzir, alias descobri que rouca, canto exactamente como a Shakira! Olé! Isto, tirando o pormenor de estar meia surda, pq a gripe afectou-me tb os tímpanos… mas, pronto o que vale é o q s sente! okok

Ontem num semáforo, em plena vitória de soprano, num dos mais altos tons da dita loura, olho para o lado e lá está um condutor, todo Sr de si a sorrir do meu estilo tarádo(?)… é claro q arregalei os olhos, graças aos grande óculos (pouco escuros) q uso, não mos viu! Tentei passar despercebida, sabe-se-la se aquela gravata um dia é meu cliente! Afinal eu sou uma gestora responsável! E onde raio depois meto a minha pose? E o orgulho nacional? E a imagem de marca? e... Isto de ser artista de carro é lixado!

Tenho que mudar de cd… alguma opinião?

sexta-feira, abril 14, 2006

Beba leite de vaca... por favor!


Realmente somos seres pensantes, imagina o fulano que fez tal cartoon...
As vezes tenho pena dos homens, as vezes tenho pena dos animais,
deveria, quanto a mim, existir o dia mundial do animal,
dar direitos aos bichos,
haver um monumento mundial
à Vaca,
Dignissimo ser.

È Pascoa


À muitos anos, neste domingo costumava acordar e receber uma caneca cheia de amendoas, bombons e um ovo da Pascoa... tudo com um beijo...
pois...
hoje,
doi-me a garganta,
valha-me o mel com limão!
mas,
vou sair daqui por uma semana!
Amanhã,
to na minha praia
com os meus amores
e
a minha mota!

Vou ter saudades, isso é muito bom!
Beijos
mil

quinta-feira, abril 13, 2006

Rituais


Chá,
scones saidos do forno
doce de frutos silvestres
almofadas confortaveis
e
conversas banais
amigos.

ALCABIDECHE


È segredo, mas tenho q contar…
Oh... lugarzinho pacato, a meia hora da cidade, cheio de casas pequenas, com flores nas varandas, passeios de aldeia, pão saloio, gente boa, e colado a Cascais (mar), e vizinho de Sintra (serra) e mais não digo antes q resolvam ir todos para lá!
Tem dias q gosto de pouca gente na rua… sem ressentimentos!

BlaBlaBla, e dizia,
adoro marinas… gosto do cheiro a maresia, dos barcos, das roupas descontraídas, das velas, dos nós, do entardecer, dos marinheiros, e… tomar um gin no Peter´s... quem gosta de rituais, deveria passar pela marina de Cascais (rimou!!!??? Q esquisito…)… ok q por lá tb há muito “beto”, mas cá para mim esses não incomodam ninguém! Vai lá por mim q agora n posso sair daqui! E to cum saudadessss...

quarta-feira, abril 12, 2006

debaiXo

dos caracóis dos teus cabelos, há uma historia pra contar, de um mundo tão distante…

Tela de ABRIL


A verdadeira arte
habita em mim,
a energia que tenho,
passo-a para o papel
perco-me nas cores,
e respiro
e brinco.

chegou a PRIMAvera

E
Adoro o Verão,
vivo nele!
Nos entretantos,
encontro
uma noite de Inverno,
á frente de uma lareira
a beber conhaque num copo de cristal...
a fumar cachimbo com o melhor dos tabacos,
enrolada numa manta de lã!
Não é exagero,
sou mesmo assim!

Amarras


Nunca aceitei jardins zoológicos,
não compreendo prisões sem sentido.
Amarras são para os barcos,
que de vez enquanto lá ficam num porto.

L i b e r d a d e


Eu,
Dentro do ser, perto do tudo, junto de mim.
Eu,
Não me dou a vícios,
incontroláveis,
perco-me!
Livrem-me d´eu se os apanho!
Nem pensar...
Fujo

segunda-feira, abril 10, 2006

pseudopuderes de eu...

Se pudesse repintava a minha vida de ar,
Se pudesse respirava mais devagar
Se pudesse estavas aqui comigo
Se pudesse os pobres eram apenas os de espírito
Se pudesse reformava todas as religioes numa
Se pudesse fugia e perdia-me em férias
Se pudesse era alta, elegante e rica!
Ai se eu pudesse!

...se eu pudesse!