terça-feira, novembro 29, 2005

A moca

A vida é uma grande moca… Não que seja virada para mocas, mas sempre gostei de rir, e brincar, e apalhaçar, e… enfim, amocar!

Hoje qd m vestia para vir trabalhar… lembrei-me o qt tive que mudar para m adaptar ao conceito de Gestora… nada de chinelos, gins ou sapatilhas… a dificuldade foi mesmo despedir-me do meu relógio cor de laranja, e do meu anel no polegar! Foi muito difícil…

A semana passada no meio de uma formação, peguei neste exemplo para melhor explicitar a importância da indumentaria consoante a imagem que queremos dar (neste caso a um cliente) da empresa que representamos.

Blablabla… vivemos numa sociedade de estereótipos cada vez mais exigente, qd representamos uma empresa devemos nos esforçar para melhor nos identificarem com a “marca”… no entanto será sempre importante não nos esquecer-mos quem somos... tenho sentido q ás vezes as pessoas quando começam a trabalhar e a ocupar lugares de responsabilidade, vestem os seus elegantes fatinhos, e no instante passam de porreiras a estupores emproados… a coisa piora qd a pessoa encaixa na expressão diária que é Dr ou Dra…

Qd trabalhei num projecto de auditoria com uma empresa sueca, reparei no entanto que ali todos se tratam por tu, sem uso do grau académico, calçam sandálias com gravatas aos bonecos a condizer… e são competentes, e pontuais, e trabalhadores e uma potencia mundial!

Esta “lengalenga” toda apenas para referir o seguinte:

Isto de entrar no mercado de trabalho é complicado: Qd começarem a trabalhar e a ter que mudar um pouco de atitude para serem melhor aceites, nunca se esqueçam quem são… pq acima de tudo a pessoa do outro lado, seja ela cliente ou o boss mor, vai dar importância além da vossa capacidade de trabalho, á vossa boa disposição ou simpatia, e qt mais simples for a atitude melhor resultados todos terão.

Conclusão: to farta de sacanas arrogantes de saltos altos ou gravatas, se virem que mesmo com esses apetrechos todos n tem grandes resultados profissionais. Contactem-me, num instante serão mais felizes e bem sucedidos profissionalmente!

sexta-feira, novembro 25, 2005

A Grande Mentira

Aquando os meus 7 aninhos, e sendo a família toda católica, a minha avô resolveu q me fazia bem a catequese… como sempre fui para o contestatário, as minhas perguntas “indiscretas”, chatearam o catequista (agora percebo a aflição do Sr, afinal eram muitas perguntas, muito difíceis!) … enfim, fiquei de castigo algumas vezes até o Padre chamar a minha avó á atenção - netinha rebelde, só quer brincadeira! temos que aprender a rezar minha filha, é muito importante! … blablabla

Aos meus 13 aninhos, já mais tranquila, resolvi pegar na bíblia e lê-la melhor… como sempre fiquei confusa, além de outras coisas, fez-me asno que logo nas primeiras paginas a mulher fosse posta sempre em segundo plano, afinal tinha-mos vindo ao mundo pq Adão se sentia infeliz e sozinho no meio dos outros animaizinhos!!! Foi difícil compreender naquela idade que eu teria sempre um plano secundário nesta sociedade, reparem, estava em plena fase de afirmação pessoal, e afinal o facto de ser mulher me colocava automaticamente em segundo plano!!?? E eu era católica, logo tinha que aceitar a coisa... blablabla

Aos 18 anos, tudo correia bem, apesar de ser demasiado filosófica, demasiado independente, tinha uma família feliz e todo o mimo necessário para ser uma pessoa tb feliz… inesperadamente, a minha mãe adoece, após dois anos de sórdido sofrimento, um cancro roubou-lhe a vida… completamente desorientada e magoada com tudo o que vi a minha mãe sofrer, tentei equilibrar-me no pouco chão que tinha, fugi do medo, encarei de frente a perda, mas sempre a procurar explicações… na altura, disseram-me para rezar, aliviar-me-ia a dor e a minha mãe estaria num lugar melhor… blablabla

Aos 31 anos, depois de me acalmar, alcançar algumas metas pessoais, de conseguir ser finalmente independente e adulta, tudo parecia correr bem… canudo na mão, emprego porreiro, marido apaixonado, filhota linda, família um pouco mais feliz, finalmente alguma paz… e o meu pai morre com um ataque cardíaco… assim, dois dias antes do meu aniversário… fomos de novo á igreja, olhei as pessoas, olhei as paredes, olhei o chão, olhei diversas vezes para o padre que falava numa linguagem que não a minha, tentei arranjar de novo explicações e continuo apenas a ouvir o silencio da minha respiração... blablabla

Hoje no jornal… li uma noticia sobre os números alarmantes de pessoas infectadas com HIV em Moçambique, do numero de crianças órfãs com HIV… e a dificuldade que há, em consciencializar a população a começar de uma vez por todas a usar preservativo aquando o acto sexual… e de repente, lembro-me das palavras da Igreja sobre o mesmo assunto, e de repente, dá-me uma enorme vontade de gritar… mas já não tenho força nem voz para fazer mais perguntas á IGREJA CATÓLICA, a todas as igrejas retrogadas de todos os mundos.

quarta-feira, novembro 23, 2005

Cambalhotas

:) A foto ficou linda...
Depois de muita brincadeira...
Fica-se despenteadamente exausta!
E clic! Lá apareci eu no exacto momento de uma cena eterna...
Valha-nos a "abelha Maia" que se rio ás gargalhadas até cair de maduro!

Tudo num submarino amarelo...

Os chinelos


Um dos brinquedos preferidos da Carolina...
Como tada a criança adora os sapatos/chinelos da mãe!

Manga

O meu rebento,
Hoje,
Vestida á surfista...
A comer uma manga com as mãos!
Liberdade!

Só visto!

Continuo babadamente feliz!

Pancas a fazer...

Voar de parapente
Andar de patins em linha
Ter aulas de esgrima
Ir à Tailândia
Andar na maior montanha russa do mundo
Conduzir um Z3
Aprender a falar por gestos
Viajar de comboio por toda a Europa
Andar de canoa no Grand Kenyan
Descer um rápido na S.A
Pós graduação em MKT
Passar o dia dos namorados em Paris
Ter uma casa de madeira enfrente ao mar
Beber umas tequillas no México
Fazer no sótão um estúdio para mim
Rodear a casa de flores
Oferecer ao Paulo uma mota fantástica
Ter a minha Bonbardier-DS650X
Dançar num concerto da Daniela Mercury
Ter um plasma e um sistema de som magnifico
Ter um leptop HP-“extra thin”
Assinar um quadro meu
Comprar uma máquina de fazer capuccino
Andar de bicicleta na Suécia
Experimentar um charutuuu em Amesterdão
Tomar banho de cachoeira do nordeste brasileiro
Assistir a um concerto dos U2
Ver fogo de artificio na Madeira
Ir ao Cabo na Primavera
Comprar um papagaio enorme
Ter uma carrinha, cabine dupla, preta, cheia de alumínios e acessórios, linda!

terça-feira, novembro 22, 2005

Hoje

Ainda é Terça-feira e está um calor terrível… e não me apetece trabalhar, e não me apetece falar, e tudo me chateia, e não corre nada bem… e para melhorar o meu dia, vem ai uma tempestade, daquelas de estremecer o chão, vou ficar sem este ar-condicionado que me dá qualidade de vida em Africa… climas tropicais! Haja chuva!
...
Vou é fugir daqui! Abrir as minhas asas e voar, por instante esquecer-me, perder-me numa praia deserta e sentir que amanha volto e está tudo bem… isto e uma Coca-Cola cheia de gelo!

sexta-feira, novembro 18, 2005

Gog is a Dj

Com tantos deuses, de tantos mundos…
Eu sou o Deus do meu mundo.
Tudo o q tenho, é a energia que me dá vida.
E se não nado, afogo-me.
E se não corro, caio.
Que ninguém me diga o contrario…
Quem o disser, que me dê provas suficientemente credíveis para tal.
Poupem-me de histórias pouco claras para me fazerem aceitar o inaceitável.
Respeiteimo-nos apenas uns aos outros, e acreditemos que a energia positiva do todo nos eleva e nos dá mais vida!
Nada mais há a dizer, aqui o silêncio, é tudo.

quarta-feira, novembro 16, 2005

Fumar ou não fumar eis a questão!

A sabedoria reinou num município norueguês.
Fumar foi declarado um direito básico do Homem em Levanger, cidadezinha de 18 mil habitantes no centro da Noruega.
Uma lei no início do ano tinha proibido funcionários públicos de fumar em qualquer lugar da cidade, mesmo fora dos prédios municipais.
Agora a lei foi derrubada porque entenderam que fere a Convenção Européia dos Direitos Humanos.
Uaaaauuuuuuuuuu
Isto faz lembrar cenas de á mil anos a traz nos USA aquando a lei seca.

Cruzes credo... haja coerencia.

segunda-feira, novembro 14, 2005

meu amigo Helder

O Hélder é um bom amigo… pessoa alegre, inteligente, honesta, trabalhadora, sincera... com ele, já trabalhei, já brinquei, já fiz churrasco e bebi caipirinha, já apaguei muitas velas, já viajei, já discuti, já me irritei, já peguei nos seus filhos ao colo, já ri muito e chorei…

Ao Helder, aqui fica o meu abraço.

Força amigo...

sexta-feira, novembro 11, 2005

Seixta feira e ta calor...danças?

Levanto-me, sempre demasiadamente cedo, o despertar agora depende exclusivamente da Carolina…
E abraço-a, lambuzo-a de beijos até ela gritar -“tátá mãmã”, (palavras q usa p dizer chega), depois pedir o biberão, 250ml de leite morno… toda a santa matina… é um ritual.
Um bj ao meu amor...
E ainda meia sonolenta, banho… “Deuses”, adoro agua… escorre-me o dia anterior da pele… ás vezes canto! As vezes a vontade é de ficar ali horas, a sentir a agua a lavar-me a mente… A lembrar a esquecer.
E… Cremes, perfume… sapatos, carteira a condizer… blablabla…
Outro beijo de tátá á minha boneca… depois de chegar a Elsa… santa ajuda!
Sento-me no meu cavalo azul, e em silencio percorro a marginal… mais uma vez penso, quem terá criado este quadro, os meus parabéns por tal feito…
Maputo, tem a marginal mais linda do Mundo…
E está de parabéns pelo seu 118º aniversário!
Paro, mais uma vez no “Pérola”, com o meu amor do lado… com quem mais aparece… engulo a doze de sempre de cafeína… blablabla
Bom dia!
… sento-me de novo no meu cavalo… 1ª,2ª,3ª vvvvrrrruuuuuuuummm
Já sinto a adrenalina do café… e dou voz á Shakira:

Ay payita mia
Guardate la poesia
Guardate la alegria pa’ti

No pido que todos los dias sean de sol
No pido que todos los viernes sean de fiesta
Tan poco te pido que vuelvas rogando perdón
Si Lloras con los ojos secos
Y hablando de ella

Ay amor me duele tanto
Me duelo tanto
Que te fueras sin decir a donde
Ay amor , fue una tortura perderte

Yo te propongo ser de ti
Volcoan hoy
El amor tal vez
Es um mal comun
Y asi come vs
Estoy viva aun
Será question de suerte
Caro
Creo que empieza a entender

SHAKIRA

Nos entretantos:
Paro para dar uma esmola ao velhinho de sempre.
Paro num sinal… e fecho os olhos por um instante…
Bato palmas ao ritmo latino…
Não sei como sentem as outras pessoas, mas qd ouço algumas musicas, mudo, ganho uma força surreal, esqueço-me do peso e voo…
Preciso de musica boa para respirar 365 dias…
E mais uma vez, como uma “AOA- associação de órfãos anónimos”,
hoje a musica que ouço dedico ao meu pai…
Não me perguntem, ainda onde está,
ainda procuro respostas…
Porque não compreendo…
Porque há respostas.
3ª4ª5ª vrummmm
Depois de quase ter atropelado o “sinal vermelho”
Depois de ter exagerado no pedal
Depois de ter dito um muito bom dia ao Sr da portagem…
E ter sido retribuída com um sorriso!
Sorrio.
Chego á fabrica…
… em menos de 1 ano, batemos recorde de vendas
Demos a outra face
Entramos em todas as portas
E Orgulhosamente:
Pai… consegui.
Ainda não sei o quê…
Mas consegui.
Pastas e Papeis… muitas assinaturas… Processos… bancos… Telefonemas…. E telefonemas…
Vida de empresaria, o sonho de muitos...ahah
Valha-me a força que me sustenta no ar.
Mas, holé! Hoje é seixta feira!
Hoje vesti gins,
Santa invenção!
As sapatilhas Puma incansáveis
Por falar nisso parabéns á Puma,
Que depois de muitos anos desaparecida em combate
reaparece com modelos fantásticos!
Nós outros, sempre gostamos de um design arrojado.
O cabelo preso por um gancho
O verão chegou!
Ao contrário do q no outro dia li num site por estas bandas
ATENÇÂO Moçambique não esta a sofrer de cheias
Isso já aconteceu sim,
Este ano a seca é q mata…
Informem-se melhor
Qd vão para a Internet pedir apoio por alguém.
Continuando:
Mano pequeno na Ponta D`Ouro
Santa praia aquela…
a nossa casa representa ali a familia toda.
Obrigada avô.
A arvore que plantas-te está enorme de grande…
Temos lá uma rede
Passo tardes a ler naquele canto.
No nosso canto.
Só para meter inveja um dia destes publico uma foto do paraíso
!!! yes!
Rio!
Amo gente que ri, bora para o fim de semana!
É como a Daniela Mercury diz:

“rio rio rio
rio pra não chorar
pra quem não sabe sorrio
pra cantar…”
Sim hoje é sexy feira...
Uma tequilla e to lá! No topo do mundo!
È a minha arte. Ultrapassar barreiras… a barreira do som!
Mais logo, ainda vou dar formação…
Pois, como o trabalho é pouco
Hello!O que me deu!
Aproveito para deixar aqui uma nota:
A todo o pessoal que aspira vender o q quer q seja na vida…
O segredo é:
…todo o ser humano apenas quer ser bem tratado.
Depois da venda… N esquecer:«és eternamente responsável por quem cativas»
Mas… Isto ta calmo hoje hem?
:)
Vou para casa…
Baldo-me e pronto!

terça-feira, novembro 08, 2005

Sou Pessoa do Mundo

SOU DE QUALQUER LUGAR
EU SOU MINHA NAÇÃO
TENHO SOMENTE O SONHO
E O MAPA DO MUNDO EM MINHAS MÃOS

POR ONDE EU PASSAR
VÃO LEMBRAR DE MIM
FINCO MINHA BANDEIRA
EU SOU CIDADÃ DO MUNDO,
EU NASCI ASSIM

EU NASCI PELAS MÃOS DE FREIRA
EU CRESCI APRENDENDO A ME VIRAR
MINHA MÃE FEZ MILAGRE,
E EU MENINA
VI O PEIXE E O PÃO MULTIPLICAR
EU SOU MEIO PORTUGUESA, MEIO MOÇAMBICANA,
TENHO O SANGUE GUERREIRO DO CIRIO
COM ALMA FORTE EU APRENDI
A CRUZAR MEUS LIMITES DESCALÇA
NAS PRAIAS DEZERTAS DO INDICO
E DO VENTO SUL, CAMÕES, CARAVELA
O DIREITO SAGRADO DE IR E VIR

SOU DE QUALQUER LUGAR
EU SOU MINHA NAÇÃO
TENHO SOMENTE O SONHO
E O MAPA DO MUNDO EM MINHAS MÃOS

POR ONDE EU PASSAR
VÃO LEMBRAR DE MIM
FINCO MINHA BANDEIRA
EU SOU CIDADÃ DO MUNDO,
EU NASCI ASSIM

SOU DA AGUA QUENTE DO ZAMBEZE
ESCULPINDO A QUEIMADA NA SELVA DENSA
EU SOU AS ACACIAS
SOU AVENIDA RISONHA
SALVE O AZUL DE TANTO MAR
PELA AREIA BRANCA QUE VAZA NA AMPULHETA
DESDE O TEMPO EM QUE A TERRA ERA PERFEITA
SEM FRONTEIRAS, PRIMEIRO E NEM SEGUNDO
LÁ DO SOL...SOU DO TAL TERCEIRO MUNDO
IGUALZINHO A QUALQUER UM DO PLANETA

….
SOU VIAJANTE AVENTUREIRA
SOU MULHER E MINHA FRONTEIRA
É O QUE VIER

SOU CRIA DA MINHA ALDEIA
SOU DO MATO
DO ASFALTO
DA MARÉ

SOU FILHA DA TERRA INTEIRA
E HOJE CANTO PRA VER O TEU BALÉ



"Nossa musica" - (adaptada por Su)
Celso Fonseca

segunda-feira, novembro 07, 2005

Desenhos animados ou desanimados???

No outro dia, resolvi finalmente sentar a minha filha á frente da tv para ela ver desenhos animados...
Como não sou apologista dos miúdos ali, horas a fio naquela anestesia...
Tentei fugir o quanto pude a esse esquema...
Pois, mas chegou o sábado, em q já não sabia mais o q fazer p a entreter, e lá a sentei a ver uns bonecos...
Qual é o meu espanto qd nos canais próprios para tal, os desenhos q passavam eram mais violentos e agressivos que muitos dos filmes q vejo no canal de “acção”...
Reparem, vejo o canal de acção por insistência do Paulo...
Enfim, muita pancada, musica estilo ruído, gritos selvagens, armas de todo feitio...
Às paginas tantas lá vejo um monstro todo enraivecido, a matar criancinhas com uma espada enorme e sangue por todo o lado...
ISTO NÃO É NORMAL!!!!!! ISTO NÃO É NORMAL!!!!!!
... e deveria ser proibido...
As crianças passam horas a ver tais cenas, muitas já tem tv no quarto e tudo, acedem a esta violência gratuita facilmente todos os dias... Agora ainda consigo controlar os desenhos animados que ela vê, mas e depois?
MAS O QUE É ISTO?
Estes canais não deveriam ser direccionados para crianças?
Depois admiram-se q alguns miúdos vão para a escola e sejam agressivos, e batam nos colegas, e batam nos pais, e matem... sim infelizmente já aconteceu.
Lembro-me alias, q foi focado este tema, depois do assassinato de umas crianças nos Estados Unidos por coleguinhas da mesma escola... Alguns casos destes se ouviu falar nos últimos anos...
Srs, nada mudou.
È importante sensibilizar os pais p estas situações, muitos nem se apercebem o q o filho vê na tv...
A responsabilidade de estar-mos a educar ser humanos melhores, não fazer sobressair nestas crianças a violência, não alimentar a agressividade na personalidade é um começo.
Isto é o importante.
Fazem-se manifestações "pirosas" por assuntos descabidos, sem o mínimo de coerência, que nem vale a pena aqui focar...
E gritam - «infâmia!!! Morte aos pecadores, anormais!!!»
Ha realmente gente "poucochinha", com tempo suficiente para se preocuparem mais com a vida dos outros do q com a sua própria vida,
Uma vez ouvi, - s não estás na tv por seres ou muito bonito e famoso, torna-te exageradamente feio e louco para teres historia suficiente, para uma audiência na tv... estilo -estou aqui, olhem para mim!...
Helloo!! Srs... eduquem-se!
Leiam mais, viajem, conheçam outras culturas, outras paisagens, vejam mais filmes de rir do que de guerra, juntem mais amor ao sexo, façam caridade, venham até Africa e tenham motivos para lutarem por uma causa digna de seres pensantes que deveriam ser…Eduquem os vossos filhos, serão adultos melhores.
Ámen.
Ps:Por falar nisto... como terá sido a infância do “Sr Buch”.

domingo, novembro 06, 2005

Home alone...

Acordei ás 6 da manha... hora da Carocha... é uma questão de habito depois começamos a dormir mais cedo... e pronto! Tem muito q s lhe diga...
È domingo e chove torrencialmente... marido em viajem de trabalho, filhota a dormir tranquila... café e bolo de chocolate... pouca luz, o sofá e as teclas...
Como não tenho tido muito tempo no escritório para escrever aqui, e como alguém já disse, quem tem um blog tem q o actualizar (desculpem lá), lá vim dizer umas coisitas! Apesar de não ter muito para contar, to sem inspiração, tb um pouco doente, tb um pouco cansada...
Mas, chove, e a casa esta em silencio, pensei mesmo em ler um livro... Por falar em ler... no outro dia li um livro muito interessante... nada de grande elaborações de português, leitura “light”, o ideal p um fim de dia stressante... o titulo é “perdas e ganhos” da autora Lia Luft... vale a pena pq fala de problemas comuns a muitas mulheres, temas bem analisados, reflexões próprias de alguém já com muita experiência de vida... que nos faz pensar (outra vez), que faz parar e ver a vida mais simples... gostei!
Enfim... hoje recomendo, leitura... á luz ténue da chuva! Ao som de um jazz...
Fui!

2 anos de vida e já me doi a garganta...

Os convites foram distribuídos, estava tudo preparado para o grande dia e... nada!
Dói-me terrivelmente a garganta...
Pois, em vez de ter os meus balões... todas as atenções... muitas prendas....
Fui parar ao hospital com quase quarenta de febre!
Foi mau... não fosse o boneco no pescoço da médica a coisa tinha ficado feia!
Mas, apaguei as velas com os tios e os papás! E recebi algumas prenditas!
Bem giras por sinal.
E já estou muito melhor!
Apesar de fazer muita birra para tomar os remédios....
Após 2 dias de luta durmo que nem um anjo!
E chove torrencialmente lá fora, dai a minha mãe estar praqui com tempo para isto!
Mães...

quarta-feira, novembro 02, 2005

RECOMEÇAR

"Não importa onde você parou...
Em que momento da vida você cançou...
O que importa é que sempre é possível e necessário "recomeçar".
Recomeçar é dar uma nova chance a sí mesmo...
É renovar as esperanças na vida e, o mais importante...
Acreditar em você de novo.Sofreu muito neste período?Foi aprendizado...
Chorou muito?Foi limpeza da alma...
Ficou com raiva das pessoas?Foi para perdoá-las um dia...
Sentiu se só por diversas vezes?É porque fechastes a porta até para os anjos...
Acreditou em tudo que estava perdido?Era o início da tua melhora...
Onde você quer chegar?Ir alto?Sonhe alto...
Queira o melhor do melhor...
Se pensamos pequeno...
Coisas pequenas teremos...
Más se desejarmos fortemente o melhor e principalmente lutarmospelo melhor...
O melhor vai instalar em nossa vida.Porque sou do tamanho daquilo que vejo

E não do tamanho da minha altura."

Carlos Drumond de Andrade